Revista SQL Magazine 84: SQL Avançado

Nesta edição:

  • Refatoração em Banco de Dados

    O artigo aborda os principais conceitos e práticas de refatoração em banco de dados, bem como detalha o uso das técnicas disponíveis e faz análises sobre o uso das refatorações e sua pragmática para os desenvolvedores. É demonstrado o uso da ferramenta Liquibase que aplica os conceitos de refatoração em banco de dados.

  • Desenvolva um FotoLog com PDO e LightBox – Parte 1

    O objetivo principal do artigo é apresentar o desenvolvimento de uma aplicação de fotolog utilizando para o acesso a dados, a biblioteca PDO do PHP. Além disso, será mostrado o framework lightbox.

  • Algoritmo de roteamento em stored procedure no SQL Server 2005

    Ele descreve uma possível solução para um problema de roteamento através de bancos de dados utilizando stored procedures no SQL Server com a aplicação do algoritmo de Dijkstra.

  • Escrevendo queries otimizadas

    O artigo descreve as principais técnicas associadas à escrita de queries otimizadas, mostrando estruturas que devem ser evitadas dentro das consultas por as tornarem menos eficazes.

  • Replicação no MySQL 5.5

    Este artigo tem o objetivo de introduzir o leitor em práticas que o levarão à configuração de um ambiente simples, buscando ensinar a parte principal do modelo de replicação assíncrona e semi-síncrona entre servidores de bancos de dados MySQL localizados em máquinas diferentes.

  • Automatizando um backup com RMAN

    Este artigo trata da automatização da tarefa de backup do banco de dados através da utilização do utilitário RMAN – Recovery Manager.

  • Automatic Storage Management

    Nesta edição, começarei a mostrar as novas características que foram incorporadas. Não foram poucas coisas, e houve novidades na versão 11.1, também na versão 11.2.0.1 e ainda na versão 11.2.0.2.

  • Implementação em MVC utilizando o Zend Framework

    Este artigo irá apresentar o uso do padrão MVC para o desenvolvimento de aplicações PHP utilizando o framework Zend.

  • Boas Práticas na Modelagem de software com UML

    O objetivo desta matéria é trazer ao leitor algumas boas práticas para elaboração de diagramas de casos de uso, classes e sequência, através de sua aplicação prática em um estudo de caso.