Revista SQL Magazine 89

Nesta edição:

  • Modelando banco de dados em MySQL

    O artigo aborda a modelagem de um sistema que gerencia um campeonato de futebol. Neste artigo, é feita a modelagem de triggers e stored procedures para atualização constante e consultas ao banco de dados de cada campeonato, gerando a classificação dos times e estatísticas sobre o campeonato.

  • Executando stored procedures e functions em programas PHP

    Este artigo aborda a utilização de stored procedures e functions através de código PHP usando algumas extensões para manipulação de bancos de dados nesta linguagem (mysql, mysqli e PDO).

  • Manipulando tabelas e colunas não identificadas no SQL Server

    O artigo aborda o tema de consultas em tabelas e colunas de banco de dados onde não sabemos exatamente em qual lugar uma determinada informação está persistida. Assim, podemos buscar em todo o banco de dados pela informação desejada.

  • Questões de banco de dados do concurso do Ministério Público (2010) – Parte 2

    Apresentar a segunda parte da correção das questões com conteúdo de banco de dados do concurso público do Ministério Público da União para a carreira de Analista de Informática com especialidade em banco de dados.

  • Um olhar aprofundado sobre particionamentos no MySQL

    Este artigo trata dos recursos relacionados com o particionamento de tabelas com a finalidade de se obter melhor desempenho de bases de dados no MySQL.

  • Desvendando o Automatic Storage Management - Parte 14

    Este artigo trata da definição de conceitos e utilização do ASM – Automatic Storage Management, ferramenta da Oracle para gerenciamento do armazenamento de dados.

  • Administrando Tablespaces e Datafiles no Oracle

    Este artigo trata da definição de conceitos e administração de tablespaces e datafiles no banco de dados Oracle.

  • Auditoria no PostgreSQL com Pgfouine

    Para um administrador de dados é um trabalho complicado, demorado e árduo analisar cada registro de um log que é gerado através da utilização do SGBD. Para facilitar esse tipo de tarefa apresentaremos neste artigo uma ferramenta que gera relatórios com base nos logs obtidos pelo DBA.

  • Qualidade do Processo versus Qualidade do Produto

    Demonstrar, através de uma visão geral, como os aspectos inerentes à qualidade de software podem contribuir para a competitividade e produtividade. Você conhecerá os conceitos, características, pontos positivos e negativos referentes ao processo de qualidade de software.

  • Introdução à Orientação a Objetos

    Este artigo apresenta os principais aspectos e conceitos referentes à orientação a objetos, sendo pontuados os conceitos deste paradigma no processo de desenvolvimento do software e apresentados os benefícios de sua utilização traçando uma relação com a engenharia de software

  • Diagrama de Classes da UML

    Este artigo apresenta inicialmente algumas definições básicas sobre a orientação a objetos. Na sequência, é apresentada uma visão geral sobre os diferentes diagramas da UML, entrando em maiores detalhes sobre a elaboração do diagrama de classes.