Revista SQL Magazine 95: Desvendando o Oracle

Nesta edição:

  • noSQL – Uma opção real aos bancos relacionais

    Nesse artigo apresentaremos o conceito de banco de dados NoSQL e utilizaremos o MongoDB para conhecer um pouco mais sobre essa modalidade de banco de dados.

  • Usando linguagem SQL para geração de relatórios

    Uso de linguagem SQL para criação de relatórios, desde recursos básicos até os mais avançados. Este é o segundo artigo de uma série e neste texto apresento técnicas de uso de visões e consultas aninhadas.

  • Processando nativamente XML no PostgreSQL

    Este artigo trata da manipulação de documentos XML diretamente na base de dados através do uso de um poderoso conjunto de funções disponibilizadas nativamente pelo PostgreSQL.

  • Oracle Database no Solaris – Parte 2

    Este artigo apresenta a instalação e configuração do Oracle Solaris para que seja utilizado como o sistema operacional hospedeiro para um banco de dados gerenciado pelo Oracle Database.

  • Tuning de bancos de dados Oracle

    Este artigo apresenta informações relacionadas ao tuning em bancos de dados Oracle. Mais precisamente, analisaremos aqui alguns casos relacionados ao processamento de consultas SQL, entendendo como elas são processadas e o que fazer para melhorá-las.

  • Estruturas de memória lógicas do Oracle

    O artigo aborda os conceitos e funcionalidades das estruturas de memória lógicas do Oracle responsáveis pelo gerenciamento do banco de dados.

  • Trabalhando com replicação de dados

    Este artigo descreve as principais tarefas a serem seguidas na implementação de projetos de replicação de dados, além de elenca as características e os pontos de atenção para evitar falhas no início e no decorrer do projeto.