Revista SQL Magazine Edição 80: Índices aprenda a avaliar o uso e o desempenho no SQL Server

Nesta edição:

  • Construindo um Sistema de Informação usando UML e SQL

    Este artigo descreve o projeto de um banco de dados e consultas em SQL para um sistema de controle de estoques para uma loja de informática, apresentando um roteiro de modelagem conceitual usando diagramas UML e em seguida consultas a serem realizadas na linguagem SQL.

  • Explain plan

    Este artigo trata dos conceitos envolvidos na análise de um plano de execução proveniente do comando explain plan em banco de dados relacionais.

  • Automatic Storage Management

    Este artigo trata da definição de conceitos e utilização do ASM – Automatic Storage Management, ferramenta da Oracle para gerenciamento do armazenamento de dados.

  • Avaliando Índices

    Nesse artigo vamos demonstrar como avaliar a utilização e performance de índices no SQL Server 2005 e 2008 utilizando as DMVs (Dynamic Management Views) e DMFs (Dynamic Management Functions). Dentre os tópicos abordados em nossa análise sobre índices, teremos: fragmentação, espaço utilizado, Missing Index e consultas que nos permitirão elencar e entender detalhadamente se os índices estão sendo utilizados de forma eficaz ou se estão apenas ocupando espaço no banco de dados.

  • Triggers no SQL Server 2008

    Este artigo tem por objetivo apresentar como podemos utilizar os recursos de triggers no SQL Server 2008 de forma clara e fácil para profissionais com diferentes níveis de conhecimento. Será apresentada uma estratégia adotando triggers para identificar operações e logins que as executaram a fim de apoiar no gerenciamento e segurança das informações em um banco de dados.

  • Introdução a sistemas de busca corporativa

    Neste artigo veremos uma introdução aos Sistemas de Busca Corporativa e exemplos de aplicações que utilizam estes sistemas para substituir Bancos de Dados Relacionais.

  • Java e PostgreSQL

    Demonstração de como manipular tipos complexos do banco de dados sem utilizar o mapeamento para classes Java, e como retornar conjuntos de linhas através de funções com o modificador SETOF.

  • Processamento de Eventos Complexos

    Neste artigo veremos como funciona a solução de Processamento de Eventos Complexos (CEP) presente no SQL Server 2008 R2, chamada de Microsoft StreamInsight.

  • Automatizando a geração e execução de testes a partir de casos de uso

    Ao longo deste artigo, iremos discutir uma possível estratégia indicando como testes podem ser obtidos a partir dos casos de uso especificados para um problema.