De que se trata o artigo

Neste artigo é apresentada uma lista onde citou-se o resultado de um estudo que lista quais as principais causas para os problemas mais frequentes em projetos Scrum. Este estudo foi realizado dentro dos últimos dois anos em projetos com times ágeis, inicialmente dentro do papel de analista de testes e líder de testes, e nos últimos meses, também no papel de Scrum Master.


Para que serve

O artigo tem a intenção de ser uma referência tanto como lições aprendidas de um estudo de caso, que são consideradas valiosas no ambiente ágil, assim como para abrir precedentes para futuras discussões sobre os pontos levantados como causas raízes e suas soluções propostas. Acredita-se que muitas pessoas no meio ágil ou até mesmo fora dele possam contribuir para a melhoria deste cenário vislumbrado no estudo citado.

Em que situação o tema útil

O tema é útil para os profissionais de Engenharia de Software em geral que planejam iniciar projetos utilizando metodologias ágeis ou até mesmo para aqueles que já as utilizam mas estão enfrentando problemas com seus resultados.

Durante muitos anos, as metodologias tradicionais foram utilizadas amplamente pela maioria dos projetos e das empresas de desenvolvimento de software, e o modelo cascata era tido como o mais completo e efetivo. Essa situação se modificou assim que surgiram os primeiros projetos ágeis, logo após o manifesto ágil em 2001, e o mundo do desenvolvimento de software se dividiu entre os mais conservadores e os simpatizantes do Scrum, XP e outras metodologias ágeis.

No entanto, apesar dos casos de sucesso serem muitos, logo começaram a aparecer os primeiros estudos de caso que apresentavam problemas utilizando tais metodologias e, principalmente, o Scrum. O Scrum, mesmo com inúmeras vantagens em várias perspectivas, deve-se deixar claro, não é a solução perfeita para todos os problemas da área de Engenharia de Software, logo, não é a “bala de prata” dos projetos de desenvolvimento.

Neste artigo, pretende-se apresentar algumas lições aprendidas durante os últimos anos na área da qualidade de software e também na liderança em equipes de desenvolvimento trabalhando com Scrum. A principal intenção de listar tais lições é ajudar outras equipes que possam vir a ter os mesmos (ou semelhantes) problemas no decorrer do desenvolvimento de aplicativos e sistemas.

Conceitos da Metodologia

Antes de apresentar os problemas decorrentes do mau uso da metodologia citada, faz-se necessário entender os conceitos básicos envolvidos no trabalho com projetos ágeis e a origem das ideias que definem o SCRUM.

No ano de 2001, logo após um encontro onde profissionais e acadêmicos da área de desenvolvimento de software demonstraram seu descontentamento com a maneira com que os projetos estavam sendo desenvolvidos dentro das empresas, surgiu o Manifesto Ágil. Este manifesto foi o ponto de início para os principais conceitos das metodologias que viriam a seguir. Ele foi traduzido para muitas línguas, inclusive para o português, e é citado em vários artigos da área de Engenharia de Software [1].

O Manifesto deu origem a metodologias como XP, Scrum entre outros e junto com estes conceitos também nasceram os papéis envolvidos neste processo. Estes papéis são:

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo