Parafraseando a introdução feita pela Dawliasoft.

 

O que é Sculpture:

 

Sculpture é um framework de geração de código em formato aberto que utiliza o padrão Model Driven Development (Desenvolvimento orientado para o modelo), ideal para a criação e manutenção de aplicações empresariais utilizando o .NET Framework.

 

Através do Sculpture podemos modelar os componentes de nossas aplicações e posteriormente transformar esse modelo em componentes publicáveis utilizando nossa tecnologia favorita através dos chamados “Molds” (devirado de Molding) os quais representam estruturas pré implementadas de geração de código nas mais diversas tecnologias, tais como DAAB, NHibernate, LINQ, CSLA, WCF, ASMX, Win Forms, Silverlight, ASP.NET e ASP.NET MVC.

 

A principal vantagem de se utilizar o Sculpture é a organização de código que o mesmo pode gerar, facilitando a compreensão (demonstrarei neste artigo a utilização do Sculpture utilizando os princípios da arquitetura SOA) e também nos poupando horas de trabalho.

 

Nos próximos artigos abordaremos de forma mais aprofundada os “Molds” e sua criação e utilização.

 

Alguns pré-requisitos:

Visual Studio 2008.

Microsoft .NET framework 3.0 ou posterior

Guidance Automation Extensions - February 2008.

 

Primeiramente faça o download do instalador no caminho http://www.codeplex.com/Sculpture/Release/ProjectReleases.aspx?ReleaseId=18904#ReleaseFiles .

O mesmo está na versão 1.0 beta 2.


 

Você também pode optar por fazer o download do código fonte, neste artigo utilizaremos, por motivos didáticos, o próprio instalador.

 

A instalação é bem simples, relembrando que você já deve possuir instalado a extensão Guidance Automation Extensions, logo após verifique que dentro do arquivo compactado existem dois arquivos executáveis, instale primeiro o arquivo SculptureDesigner.msi e em seguida o arquivo SculptureExtension.msi, ambos são bem simples, seguindo o modelo “Next, Next, Finish” e não exigem nenhuma configuração apurada.


 



Após a instalação a abra o Visual Studio 2008, siga o seguinte caminho:

File è   New Project  è Guidance Packages è  Sculpture Guidance


 


Selecione SculptureStarterKitSolution e em Name escreva TestSculpture.

 

Aparecerá a tela de configuração para que você escolha quais “Molds” deseja utilizar na aplicação:




Note que há quatro campos para definir-mos quais tecnologias serão utilizadas:

 

Database: Indica qual tecnologia utilizaremos como nossa camada de banco de dados

(Até o momento foi incluído no instalador apenas o Mold que define a geração de código para o Microsoft SQL Server).

 

Data Access Layer: Devemos escolher qual tecnologia utilizaremos para implementar nossa camada de persistência, podendo escolher entre diversas tecnologias. No nosso exemplo utilizaremos o NHibernate, que é utilizado em diversas aplicações de mercado atualmente e já está bastante amadurecido.

 

Service Layer: Devemos escolher qual a tecnologia utilizaremos para implementar nossa camada de serviço, relembrando que o conceito de serviços está sendo amplamente aceito no mercado graças as novas tendências de utilização da arquitetura SOA (Service Oriented Architecture). Aqui utilizaremos o novo padrão adotado pela Microsoft, o WCF (Windows Communication Foundation), não abordarei os conceitos do WCF neste artigo para não perdermos o foco, sendo o mesmo conteúdo de diversos outros artigos aqui no site.

 

User Interface Layer: Aqui devemos escolher em que tecnologia será implementada uma interface de gerenciamento da nossa base de dados. O Sculpture cria automaticamente uma aplicação onde podemos realizar a manutenção dos dados em nossa base, servindo também como exemplo para consulta posterior sobre como os dados são acessados. Selecionarei como camada de UI a tecnologia ASP.NET MVC.

 

 

Feito isso clique em Finish. O Sculpture irá criar um padrão de pastas e criar todos os projetos necessários para nossa aplicação. Durante a criação das pastas será solicitado que você insira uma referência para o banco de dados que o projeto irá utilizar.




 

Selecione Add New Reference


 


Selecione Microsoft SQL Server em Data Source e mantenha como Data Provider o .NET Framework Data Provider for SQL Server. Clique em OK.




Informe o nome do servidor. Neste exemplo utilizarei o Microsoft SQL Express instalado na própria máquina, portanto insira em Server Name: localhost\SQLExpress. Digite na aba Connect to a database, conforme a figura acima “TestSculptureDb” sem aspas. O Visual Studio irá solicitar um OK para confirmar a criação do novo banco de dados, selecione SIM e OK na tela de seleção de referência demonstrada anteriormente.

 


O Sculpture irá continuar a criação dos projetos e pastas finalizando com a seguinte tela em aberto:



Note que a estrutura de pastas e projetos já foi criada, porém todos os projetos estão vazios.

 

No próximo artigo irei demonstrar a criação das entidades, menu de utilização para a interface e a geração do código e interface.

 

Um abraço e até a próxima.