Do que trata o artigo

O artigo irá elencar os principais recursos introduzidos ao Silverlight em sua versão 3. WCF RIA Services, aplicações fora do browser, DataGrid, SEO e padrões para desenvolvimento de aplicações de negócio visualmente ricas e focadas em usabilidade.

Para que serve

Mostrar as principais funcionalidades do Silvelright em sua versão 3, como o .NET RIA SERVICES que facilita a criação de aplicações voltadas para gestão de negócio com o Silverlight, controles de navegação que facilitam a aplicação de SEO e como criar aplicações em Silverlight que rodem fora do browser.

Em que situação o tema é útil

Criação de aplicações de negócio que aumentem a fidelidade do usuário, graças a uma interface rica aliada a um desenvolvimento rápido, com utilização de serviços e boas práticas para a aplicação de SEO, como um assistente de compras ou uma vitrine virtual.

Resumo do DevMan

Nesse artigo vamos mostrar como se faz para começar a desenvolver aplicações em Silverlight, elencar os principais recursos que foram introduzidos na terceira versão do Silverlight, e descrever qual o seu uso.

Veremos como colocar em prática as principais funcionalidades que foram adicionadas nessa terceira versão do Silverlight. Veremos temas como, rodar uma aplicação fora do Browser, RIA Services, SEO (Search Engine Optimization), entre outros.

Em 2007, nasceu com o nome de Windows Presentation Fundation Everywhere (WPF/E), o que era para ser apenas uma versão online do WPF (Windows Presentation Foundation), tomou forma de gigante e emplacou com um novo nome: Silverlight.

Em sua versão 1.0, trabalhava apenas com Javascript e ainda assim não era diretamente, você podia apenas vincular alguns eventos javascript com ações na tela. Já em sua versão 1.1 a grande novidade, desenvolvimento de aplicações RIA para a Web com C#. A versão 1.1 evoluiu e virou o Silverlight 2. Agora sim melhorado, com o seu plugin contendo uma versão reduzida do próprio .Net Framework, permitindo assim o desenvolvimento em C# e também em VB.Net. Essa versão também trouxe os eventos e métodos ligados aos próprios XAML que passaram a conter seus arquivos code-behind, aproximando-se ainda mais do modelo de desenvolvimento web padrão do .Net.

Até que em um de seus maiores eventos de tecnologia, o MIX de 2009, a Microsoft anunciou o lançamento do Silverlight 3.

Está certo que já estamos na versão 4 do Silverlight, mas isso não significa que as funcionalidades da versão 3 foram “substituídas”. Muito pelo contrário, o Silverlight é um produto que mostra uma crescente evolução, e as funcionalidades que serão demonstradas do Silverlight 3 aqui, continuam valendo na sua versão 4.

Comparado às suas versões anteriores, a versão três da ferramenta de criação de aplicações visualmente ricas (RIA) da Microsoft, contém diversos avanços referentes a criação de aplicações de negócio (LOB).

Nota do DevMan - LOB (Line Of Business)

LOB ou Line Of Business, é um termo genérico que se refere a uma aplicação ou conjunto de aplicações que atendem à uma necessidade de negócio de uma empresa, geralmente transacional.

Essa sigla é muito utilizada no desenvolvimento de software, para se referir à aplicações desenvolvidas para atender necessidades básicas de empresas. Aqui no Brasil as aplicações do tipo LOB também são muito conhecidas simplesmente por "Aplicações Comerciais".

Aplicações LOB são geralmente aplicações Desktop, criadas em linguagens populares como VB, Delphi, C#, Java, etc. Também está se tornando cada vez mais comum a construção de aplicações LOB em plataformas Web e de Mobilidade.

Normalmente, quando desenvolvemos aplicações para a WEB, para conseguir realizar os sonhos de todo o designer, temos de recorrer a grandes quantidades de código de integração entre alguma plataforma RIA, como o Flash, por exemplo, ou então a outras grandes quantidades de código para utilização de AJAX.

Com o Silverlight 3, temos a possibilidade de criar aplicações muito mais atrativas e focadas em usabilidade, com um esforço de desenvolvimento muito menor. Podemos realizar a integração com Web Services muito mais facilmente já que a linguagem utilizada para a conexão com esses serviços é o próprio C# ou VB.NET.

Pensando nessa facilidade de desenvolvimento, foi criada uma plataforma de serviços específica para aplicações RIA/Silverlight, o Ria Services. Essa plataforma de serviços em conjunto com o Silverlight e também com um modelo de entidades LINQ TO SQL ou Entity Framework, formam um conjunto imbatível em matéria de desenvolvimento ágil de aplicações de negócio.

Outra importante característica do Silverlight , é a possibilidade de criar aplicações que podem rodar tanto em ambiente online (WEB) quanto em ambiente offline. Podemos também manipular as características da aplicação baseando-se em qual ambiente a mesma está sendo executada.

Como exemplo eu posso mencionar um jogo criado em Silverlight, o qual, em modo online tenha um ranking com pontuações, mas que também possa ser instalado fora do navegador, para que antes de competir, o usuário treine um pouco os comandos do jogo. Vamos agora elencar e descrever um pouco melhor as principais funcionalidades do Silverlight 3.

Nota do DevMan - Principais diferenças entre o WPF e o Silverlight

Apesar de Silverlight e WPF utilizarem o XAML como formato de criação visual eles são bem diferentes entre si. Vale sempre lembrar que o Silverlight necessariamente roda dentro de um contexto de segurança mais rígido do que um executável WPF.

Outra grande diferença é que o WPF pode usufruir de todos os recursos do Framework do .Net, já o Silverlight utiliza uma versão mais limitada deste framework que é incluído dentro de seu plugin.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo