Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

O Silverlight 4 é uma tecnologia completa para a construção de aplicativos RIA (Rich Internet Application), proporcionando criar interfaces visuais atraentes e interativas. Para auxiliar nessa tarefa temos disponível um poderoso recurso chamado Storyboard, que possibilita criar animações. Neste artigo veremos uma introdução aos tipos de animações que podemos criar com o Silverlight.


Para que serve

As animações em Silverlight podem ajudar no layout de aplicações comerciais. É possível utilizar o recurso Storyboard para animar diversos elementos visuais, desde um simples desenho até componentes do Silverlight.


Em que situação o tema é útil

Animar um elemento visual com Silverlight possibilita ao desenvolvedor ou designer criar interfaces visuais complexas. Diversos elementos podem ser animados através do recurso Storyboard, podemos por exemplo, animar os itens de um ListBox, para que ao ser clicado apresente o seu conteúdo de forma animada.

Resumo do DevMan

O Silverlight é a tecnologia da Microsoft para a construção de aplicativos RIA (Rich Internet Application), sendo uma grande aposta da Microsoft para o desenvolvimento de softwares, tanto para o ambiente Web como para o ambiente mobile. Neste artigo será apresentado um poderoso recurso disponível nesta tecnologia que é chamado de Storyboard, que possibilita criar animações em Silverlight. Durante o artigo vamos conhecer os tipos de animações disponíveis. O artigo irá também fazer uma breve introdução a ferramenta Expression Blend 4.

A computação nas nuvens e a criação de aplicações ricas para a internet ou para a plataforma mobile são uns dos assuntos mais comentados no momento. O Silverlight está presente de alguma maneira em todas essas tecnologias. Em relação ao desenvolvimento RIA, o Silverlight, que atualmente está na sua quarta versão, traz inúmeros recursos, alguns deles visam proporcionar uma forma produtiva de criar aprimoradas interfaces visuais.

Utilizando boas práticas no desenvolvimento de aplicativos com Silverlight, é possível separar a parte visual da aplicação das outras camadas do sistema, como por exemplo, regras de negócios e acesso a dados, com a camada visual fracamente acoplada ao restante. O programador ou designer poderá ter o seu foco no lado visual da aplicação. Porém, o IDE Visual Studio 2010, não é uma ferramenta totalmente gráfica para essa finalidade. Apesar de total suporte ao Silverlight, não é possível extrair o máximo de produtividade nesta tarefa. A Microsoft disponibilizou um conjunto de aplicativos chamados de Expression Studio, que atualmente está na versão 4, que chega para completar e integrar o ambiente de desenvolvimento .net para aplicações Silverlight.

O Expression Studio 4 é composto do Microsoft Expression Blend 4 + SketchFlow, Microsoft Expression Design 4, Microsoft Expression Encoder 4 e Microsoft Expression Web 4, todas essas ferramentas são integradas. Neste tutorial vou utilizar o Expression Blend 4, que é uma das principais ferramentas do pacote Expression, se tornando uma ferramenta ideal para o design de aplicativos em Silverlight.

O Expression Blend 4 é uma ferramenta que auxilia o programador ou designer na criação do layout de aplicativos Silverlight, WPF ou WP7. Este último tem uma versão própria chamada Expression Blend 4 for Windows Phone. O Expression Blend é um software gráfico, você utiliza o mouse para realizar a maioria das tarefas e ele vai gerar o código XAML referente à tarefa executada, poupando o programador de digitar dezenas de códigos, além de ser muito útil para diversas tarefas. Imagine por exemplo a simples tarefa de escolher a cor de um botão, através de uma paleta de cores em degrade é possível realizar vários testes com o mouse, encontrando o ponto exato da cor que deseja para o botão.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo