Do que trata o artigo

Neste artigo você aprenderá como criar o seu primeiro projeto usando a tecnologia Silverlight. Vamos conhecer como criar o layout das telas, os principais componentes disponíveis e finalizar criando um pequeno projeto que servirá como introdução a essa tecnologia.


Para que serve

Silverlight é a tecnologia para o desenvolvimento RIA (Rich Internet Application) da Microsoft. Atualmente já é possível criar aplicações web com um visual atraente e ao mesmo tempo ganhar produtividade durante a criação da aplicação.


Em que situação o tema é útil

As aplicações ricas para a internet são uma tendência de mercado. A Microsoft vem investindo muito na inclusão de novos recursos a cada versão nova do Silverlight e atualmente já é possível fazer uma série de aplicações que funcionam tanto na Web como “fora do browser”, inclusive acessando informações ou dispositivos do computador do usuário.

Resumo do DevMan

Neste artigo vamos conhecer como instalar o ambiente para rodar aplicações em Silverlight, vamos criar um projeto passo a passo onde alguns conceitos serão apresentados, também vamos conhecer sobre a marcação XAML, utilizada para criar as páginas em Silverlight, quais os tipos de layout estão disponíveis para criar as telas e ainda criar um projeto passo a passo.

Criar aplicações para a web sempre foi um grande desafio, são muitas tecnologias disponíveis, muitas novidades e grandes avanços tecnológicos são lançados a cada mês. Cada vez mais as aplicações web requerem interfaces mais elaboradas, design com apelo visual atraente, interatividade, recursos multimídias com qualidade de vídeo e áudio, usabilidade e facilidade de trabalhar com a manipulação de dados, tudo isso sem perder a produtividade durante o desenvolvimento. A alternativa da Microsoft para a construção de aplicativos desse tipo, o que chamamos de RIA (Rich Internet Application), é o Silverlight e suas ferramentas de desenvolvimento integradas como o Visual Studio e o Expression Blend.

Silverlight é um plug-in cross-browser e cross-platform, considerada a nova geração para a apresentação de conteúdo interativo e multimídia. Essa tecnologia facilita muito quando queremos disponibilizar vídeos, áudios, trabalhar com imagens, criar formulários, trabalhar com informações em base de dados entre diversas outras possibilidades.

A Microsoft tem feito grandes avanços a cada novo release lançado, mostrando que está apostando muito nessa tecnologia. A cada nova versão a distância entre uma aplicação online e uma aplicação desktop fica menor. Hoje já temos a possibilidade de realizar diversas tarefas como acessar informações do computador do usuário, dispositivos de hardware ou até mesmo rodar uma aplicação Silverlight fora do browser, tudo isso de forma fácil e simples e ainda proporcionar a criação de aplicativos com um visual atraente. Existe inclusive uma ferramenta da Microsoft chamada Expression Blend que é uma ferramenta exclusiva para o design de aplicativos feitos em Silverlight ou WPF (Windows Presentation Foundation, a base do Silverlight), tudo ainda com integração completa ao Visual Studio.

Nota do DevMan

O Expression Blend é uma ferramenta da Microsoft cujo objetivo principal é auxiliar no desenvolvimento de designs em Silverlight ou WPF, nela você pode criar interfaces aprimoradas para suas aplicações. O Expression Blend é totalmente integrado ao Visual Studio. O Microsoft Expression Blend 4 já está disponível para download de avaliação no site da Microsoft.

Nota do DevMan

WPF (Windows Presentation Foundation) é um componente do .NET framework que possibilita criar aplicações elaboradas voltadas para aplicações Windows, é a base do Silverlight e é considerado a evolução do Windows Forms.

A ferramenta mais completa da Microsoft para o desenvolvimento de software é o Visual Studio. Existe um pacote do Visual Studio chamado Express que é gratuito e você pode fazer o download no site da Microsoft, um deles é o Visual Web Developer Express. Existe um aplicativo da Microsoft chamado Web Platform Installer que facilita a configuração de todo o ambiente, dessa forma se você acompanhou a primeira edição da Easy .NET Magazine e já tem instalado o Web Developer 2008 Express você pode pular para a próxima etapa, fazer o download e instalar o “Silverlight 3 Tools for Visual Studio” para habilitar o desenvolvimento de aplicações Silverlight.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo