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De que se trata o artigo:

Neste artigo veremos que com um planejamento orientado por algumas perguntas e checklist é possível adotar soluções com Policy Based-Management respondendo a necessidades do seu ambiente de banco de dados, de forma que esta não se torne uma feature “órfã”, por permitir melhorias e acompanhar a evolução e mudanças do ambiente.

Para que serve:

O planejamento na adoção do Policy Based-Management permite adequar a administração de bancos de dados às normas da organização e às boas práticas de disponibilidade, capacidade, continuidade e segurança.

Em que situação o tema útil:

Mesmo que o Policy Based-Management seja uma feature que demande pouca complexidade, o seu planejamento permitirá melhor entendimento do cenário, de forma que soluções com este recurso atendam adequadamente contratos de SLA, as normas organizacionais e boas práticas de disponibilidade, capacidade, continuidade e segurança.

Resumo DevMan

O Policy Based-Management é uma funcionalidade introduzida no SQL Server 2008 que permite aos administradores de banco de dados obterem o controle dos seus ambientes com a aplicação de regras e padrões sobre uma ou várias instâncias do SQL Server. Neste sentido, este artigo apresenta um conjunto de boas práticas tanto para o planejamento e adoção do PBM, como para o desenvolvimento de soluções e monitoramento das mesmas.

O Policy Based-Management (PBM) é uma feature introduzida no SQL Server a partir da versão 2008, a qual permite aos administradores de banco de dados obterem o controle dos seus ambientes com a aplicação de regras e padrões sobre uma ou várias instâncias do SQL Server, além da possibilidade de reutilizar estas regras e padrões em outros cenários e versões anteriores do SQL Server (2000/2005).

Mas antes de implementar uma solução com esta feature, é necessário planejamento e entendimento do cenário, no qual, respostas a perguntas simples como “por quê?, o que? e como?” poderão ajudar numa adequada implementação, de forma que as soluções não venham a proporcionar um resultado positivo qualquer ao cenário.

Neste contexto, este artigo tem o objetivo de oferecer um conjunto de boas práticas tanto para o planejamento e adoção do PBM, como para o desenvolvimento de soluções e monitoramento das mesmas, auxiliando a responder às perguntas (citadas anteriormente) desta feature.

Para um melhor entendimento, os termos disponibilidade, capacidade, continuidade e segurança, utilizados neste artigo, seguem algumas releituras do ITIL (Information Technology Infrastructure Library), como destacado na Tabela 1.

Disponibilidade

Disponibilidade é determinada pela confiabilidade, sustentabilidade, funcionalidade do serviço, desempenho e segurança. Normalmente calculada a partir da medição das transações de negócio geradas por um serviço de TI e a indisponibilidade deste serviço.

Capacidade

O máximo de rendimento que um serviço consegue fornecer. Pode ser calculado a partir da medição de um tamanho ou volume (disco), ou esforço de trabalho que o serviço se limita.

Continuidade

Avaliação dos riscos que podem impactar o serviço. Termo normalmente associado com manutenção.

Segurança

Garantia da confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados e informações.

Tabela 1. Descrição dos termos utilizados.

Estes termos se traduzem como os objetivos da administração de banco de dados, assim como de qualquer serviço da área de TI.

No que se refere à estrutura deste artigo, ela se aproxima a algumas de práticas de resolução de problemas, como o PDCA (Plan-Do-Check-Act), adaptadas para adoção de novas soluções, onde o ciclo planejar, implementar e acompanhar (avaliar e analisar), necessitou somente de uma ênfase na estratégica por traz do planejamento, e na segurança, por questões específicas do PBM.

Por quê? Estratégia ...

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