Simulando os balões do Windows

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (6)  (0)

Veja neste artigo de Luciano Pimenta, como utilizar o componente que simular balões do Windows.

 

O que você acha de mostrar ao usuário do seu sistema que as atualizações realizadas estão prontas, caso seu sistema possua atualização pela Web, como acontece com o Windows XP, ou mostrar, com o mesmo estilo, ao usuário que a senha está para expirar. Temos um ótimo componente free que mostra um balão na barra de tarefas do Windows.

Download e Instalação

Baixe o arquivo em subsimple.com/download/CoolTrayIcon.zip. A instalação é simples, basta descompactar o arquivo e instalar o pacote CoolTrayIcon_D6plus.dpk (apesar da nomenclatura de Delphi 6, ele funciona perfeitamente no Delphi 7). Para usuários do Delphi 5, existe o arquivo CoolTrayIcon_D5.dpk.

Após a instalação, será mostrada na paleta Tray Icons os componentes CoolTrayIcon e TextTrayIcon (Figura 1).

 

Figura 1. Paleta com os componentes instalados

Crie uma nova aplicação, adicione no formulário um CoolTrayIcon e um Button. No evento OnClick do botão adicione o seguinte código:

 

CoolTrayIcon1.ShowBalloonHint('ClubeDelphi',

  'Balão simulando o Windows XP', bitInfo, 10);

 

O primeiro parâmetro do código anterior indica o título do balão, o segundo é o texto que desejamos mostrar, o próximo é o tipo de ícone que será mostrado e por fim é o tempo de exibição do balão. Altere para True a propriedade IconVisible. Rode a aplicação, clique no botão e veja o balão em execução (Figura 2).

 

Figura 2. Balão na barra de tarefas do Windows

Para alterar o ícone, utilize a propriedade Icon. Você pode utilizar ícones ou imagens de um ImageList, indicando o mesmo através da propriedade IconList e escolhendo a imagem através da propriedade IconIndex. Você pode utilizar um menu de contexto no ícone, indicando um componente PoupuMenu através da propriedade PopupMenu do CoolTrayIcon.

Se quiser mostrar as imagens que estão no ImageList, para por exemplo, simular um ícone animado, altere para True a propriedade CycleIcons e digite um valor para CycleInterval (por exemplo “1000”). Ao rodar a aplicação, o ícone da barra de tarefas, mostrará todas as imagens e ícones do ImageList. Para visualizar o ícone em tempo de execução, altere para True a propriedade DesignePreview.

Eventos

O componente possui vários eventos a serem manipulados, para quando mostrar o balão (OnBalloonHintShow), ao clicar no balão (OnBalloonHintClick), ao clicar no X do balão (OnBalloonHintTimeou), entre outros.

Mostrando um Texto no ícone

O TextTrayIcon tem as mesmas características do CoolTrayIcon, mas você pode ainda mostrar um texto ao invés de um ícone na barra de tarefas. Basta digitar a texto na propriedade Text do TextTrayIcon.

Você pode alterar a fonte do texto, através da propriedade Font. Assim, você pode mudar a fonte, tamanho, estilo do texto mostrado no ícone.

Baixe e teste o componente, você verá que as possibilidades de utilizá-lo são muitas. Existem ótimos projetos na pasta demos onde o componente foi descompactado.

Para fazer o download do aplicativo e seu código-fonte, clique aqui.

 

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ficou com alguma dúvida?