Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 33. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

nos vários anos de experiência no desenvolvimento de aplicações, podemos dizer, com toda tranqüilidade e certeza: seu cliente sempre desejará ter mais e mais relatórios à sua disposição para ajudá-lo a tomar decisões e escolher o melhor caminho a tomar.

E no Kylix?

Aqueles acostumados a programar em Delphi notarão a inexistência da paleta QuickReport no Kylix. Na verdade o Kylix não traz nenhum gerador de relatórios nativo, mesmo na versão 3. Se não existe uma solução nativa devemos procurar por outra alternativa, de terceiros. A primeira idéia que surge é usar um gerador mais popular, como o ReportBuilder ou o Crystal Reports. Mas se o leitor pesquisar nos sites destes geradores não encontrará nenhuma versão cross-platform para Delphi/Kylix. Então o que usar? Temos algumas opções, as mais interessantes são o FastReport e o FortesReport. Optamos pelo segundo e apresentaremos os motivos.

O FortesReport

Dentre as principais razões que nos levaram a optar pelo FortesReport estão: fácil aprendizado, qualidade dos relatórios, preço (é freeware) e, um fator que nos deixou satisfeitos: é desenvolvido por uma empresa brasileira, a Fortes Informática. Maiores informações, bem como os arquivos de instalação podem ser obtidos no site www.fortesinformatica.com.br.

Existe outro motivo que nos fez escolher o FortesReport: a sua similaridade com o QuickReport. Talvez esta não seja a melhor maneira de apresentar este gerador de relatórios, uma vez que muitos programadores (inclusive nós) reclamam do excesso de bugs existentes no QuickReport. Porém nos testes que fizemos, as semelhanças existem apenas na maneira como os relatórios são criados. Se você alguma vez já usou este gerador vai literalmente se “sentir em casa”.

Apresentaremos uma visão geral do FortesReport. Para uma visão detalhada consulte a edição 24 da ClubeDelphi. Você também pode fazer download do Fortes no site da ClubeDelphi, na seção componentes/relatórios.

Principais componentes

Serão apresentados aqui apenas os componentes mais comumente usados em relatórios. Na Figura 1 você pode ver todos os componentes que fazem parte da biblioteca do FortesReport.

Figura 1. Paleta do FortesReport

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo