Olá pessoal! Este é meu primeiro artigo aqui no devmedia e há um tempo havia pensado em fazer alguma coisa para compartilhar meus conhecimentos em desenvolvimento de softwares, mas não sabia o quê exatamente. Havia pensado em um sistema de lista de compras no celular, mas celular não era tão viável (principalmente o meu W580i), então daí veio a ideia de aproveitar um Palm Pro que eu tinha disponível no trabalho e desenvolver um sistema de lista de compras. Na empresa, a qual trabalho, temos uma aplicação feita para um Palm Pro o qual sou responsável por mantê-lo. Ele foi feito com SuperWaba e Litebase.

O intuito deste artigo é mostrar as funcionalidades e os objetivos do sistema que desenvolvi para este palm (com o SuperWaba) e um outro que uso para manter os dados feito em PHP. Nos demais artigos/vídeo-aulas codificarei este sistema, passo a passo.

 

- Objetivos do sistema WEB:

 

- Manter contas pessoais (contas a pagar e a receber);

- Manter lista de compras (gerar, imprimir, incluir ou excluir produto ...);

- Possibilitar sincronizar dados com um sistema web por meio de arquivo texto.

- Possibilitar exibir um mapa de receitas e despesas por mês dentro de um ano a informar.

 

Vou apresentar imagens do sistema web que uso por volta de uns 5 anos (antes ele era em JSP, agora em PHP) para fazer meus controles e que contém um sincronismo para trabalhar com o Palm.

 

Sistemas de Contas Web

 

Este sistema, tem várias funcionalidades:.

 

a)  Cadastrar contas e parcelamentos, pois uma conta tipo INTERNET, por exemplo, você não vai pagar só um mês, então o parcelamento são os meses os quais você irá pagá-la.

b)  Em relação às parcelas, é possível, alterar o vencimento ou o valor, baixar, adiar, ver toda a lista e gerar novas.

c) Manter lista de produtos e de compras. Precisava saber o que eu deveria comprar nas minhas compras e daí mantenho um cadastro simples de produto e um cadastro de lista de compras que utiliza estes produtos para montar a lista do mês. Faço isto todo mês e confronto com o que realmente precisa em casa. É bem útil.

d) Manter Notas Fiscais: aqui no DF temos o programa NOTA LEGAL e acredito que seja a mesma coisa em São Paulo. O objetivo é que o cliente pegue nota fiscal do comerciante e ganhe créditos sobre o ICMS pago por esta nota.

e) Importar e exportar arquivos para envio de dados para o palm como: lista de produtos da base, lista de compras, mapa de contas, contas etc.

f) Relatórios de lista de compras;

g) Relatórios de lista de contas a vencer num período

h) Relatórios estatísticos sobre os preços dos produtos comprados nas listas de compras;

i) Relatórios mapa de contas por mês e ano.

 

Seguem algumas imagens das funcionalidades deste sistema mais voltadas ao software do palm o qual iremos desenvolver:

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo