Artigo no estilo: Curso

Do que trata o artigo

Nesta parte iremos realizar a conexão com o banco de dados, também iniciaremos a implementação dponsáveis pela organização dos módulos de acesso a dados do nosso sistema. Por fim, faremos uma breve introdução aos Ribbon Controls.


Para que serve

Os recursos aqui vistos auxiliam na organização e facilidade de manutenção, já que teremos uma centralização dos componentes por módulos. Veremos como utilizar os Ribbon Controls, que permitem desenvolver um visual mais agradável para a aplicação.


Em que situação o tema é útil

Qualquer tipo de software pode fazer uso de vários Data Modules para um melhor controle de acesso a dados, pois com isso, teremos o benefício de uma aplicação organizada.

Resumo do DevMan

Na parte inicial de nosso artigo, acompanhamos de uma maneira bem introdutória como criar o banco de dados e demais objetos que de início serão utilizados, como Generators e Domains. Vimos também a introdução ao conceito de herança visual, fazendo a criação do nosso formulário principal de herança e aprendendo um pouco sobre conceitos básicos de orientação a objetos, como manipulação de métodos/propriedade e encapsulamento.

Nesta segunda parte aprenderemos a utilizar o Data Explorer, que nada mais é do que o assistente de criação de conexão com banco de dados. Veremos também como aplicar os Ribbon Controls em nossa aplicação, que é uma suíte de componentes para criação de GUI (Graphic User Interface) disponibilizada pela Microsoft e inicialmente introduzida na versão 2007 do MSOffice.

Criando a conexão com o banco de dados

Anteriormente deixamos nossa tela de herança preparada para efetuar a navegação e manipulação através dos DataSets que serão instanciados futuramente. A partir deste ponto, veremos como proceder com a criação desses DataSets para a alimentação dos nossos cadastros baseados no formulários de herança (formulários herdados). Primeiramente abra o exemplo anterior em seu Delphi 2010. Em nosso exemplo adotarei a estrutura de dados baseando-me no diretório C:\ClubeDelphi\DB para a localização do banco de dados. Vamos acessar o Data Explorer (menu View>Data Explorer), selecione na ramificação do TreeView a conexão do Firebird e com o botão direito do mouse clique em Add New Connection. Na janela de conexão, informe em Connection Name o nome de CLUBEDELPHI e clique em OK. Com a nova conexão devidamente criada iremos apontar para o caminho do nosso banco de dados no diretório citado anteriormente, então, clique com o botão direito do mouse sobre a conexão recentemente criada e selecione a opção Modify Connection para que uma nova janela seja exibida. Configure-a conforme ilustrado na Figura 1.

Figura 1. Configuração do banco de dados

Para verificar se sua conexão está corretamente configurada clique no botão Test Connection, caso esteja tudo certo, você poderá visualizar uma mensagem conforme mostrado na Figura 2.

Figura 2. Conexão bem sucedida

Modularizando sua aplicação: Data Modules ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo