Artigo no estilo: Curso

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

Trataremos aqui no artigo as funcionalidades da suíte Quick Report abordando de maneira prática e teórica as principais características deste gerador de relatórios. Veremos também uma breve introdução ao tratamento de erros através do componente ApplicationEvents.

Para que serve

Criar relatórios personalizados de uma maneira ágil e prática, aproveitando recursos em comum, pré-determinando configurações necessárias para o projeto todo. Organizar a aplicação, concentrar o tratamento de erros e propor facilidade de manutenção.

Em que situação o tema é útil

Uma das maiores razões para alterações em softwares tratam justamente da parte de relatórios, conhecer maneiras de poupar seu tempo de desenvolvimento pode ser muito útil neste caso. Veremos também uma situação que pode lhe auxiliar muito na captura de erros do seu software, adicionando grande facilidade e organização à sua aplicação.

Resumo do DevMan

Grande parte do trabalho de um desenvolvedor ocorre na produção de relatórios. Dentre as várias suítes disponíveis no mercado, uma se destaca por ser a padrão do Delphi. Neste artigo teremos uma boa introdução sobre como desenvolver relatórios no Quick Report, conheceremos seus principais componentes e veremos dicas sobre como reaproveitar seus modelos de relatórios em toda sua aplicação. Para complementar veremos na prática como lidar com erros de uma maneira prática, utilizando um poderoso componente nativo do Delphi.

Durante o decorrer desta série de artigos abordamos todas as etapas básicas do desenvolvimento de um software. Pudemos aplicar estes conceitos na prática, inicialmente vendo a modelagem e criação do banco de dados, modularização e organização através dos Data Modules, conhecemos importantes técnicas do dbExpress abordando características particulares dos componentes DataSetProvider e ClientDataSet, alterações na aplicação e banco de dados introduzindo os conceitos de objetos no banco como Domains e Triggers, também vimos conceitos básicos de orientação a objetos como herança, propriedades e encapsulamento, passamos brevemente pelo gerenciamento e manipulação dos recursos e objetos em memória observando como estes se comportam e aprendendo as melhores maneiras de minimizar o consumo de memória, aprendemos como criar e destruir objetos da melhor maneira observando todas as diferenças, criamos nossas telas de cadastro e consulta aproveitando todo o poder do recurso de herança visual que o Delphi nos propicia, abordamos os componentes novos do Delphi 2009 e 2010 conhecendo componentes como o ActionManager e a suíte de controles gráficos Ribbon Controls. Como você deve ter notado foi uma longa caminhada até aqui e estamos quase na etapa final de nossa série de artigos que abordam a criação de um sistema de vídeo locadora. Até aqui temos uma aplicação funcional já realizando as tarefas comuns ao nosso sistema, porém, neste artigo iremos abordar principalmente um tema que eu diria que não é muito adorado pelos desenvolvedores: a elaboração de relatórios.

Claro que deixamos esta etapa para o final, pois os relatórios em uma aplicação sempre surgem após o desenvolvimento, ou diria até na etapa de utilização e certamente é uma das maiores requisições de alteração por parte dos usuários, já que sempre necessitam de um ajuste, de uma personalização, de gráficos entre outras tantas coisas. E justamente por ter finalizado o desenvolvimento principal que deixamos esta etapa por último, onde iremos ter uma breve introdução sobre o Quick Report.

Dentre as funcionalidades do Quick veremos como criar relatórios utilizando a opção de agrupar, criar sumários de totalização, utilizar as expressões de agregação do próprio componente e mais uma série de dicas úteis para quem está iniciando no desenvolvimento profissional de softwares.

Também no mesmo artigo teremos uma introdução ao tratamento de erros utilizando o componente ApplicationEvents. Veremos o quanto este componente pode nos auxiliar não só na personalização das mensagens de erro, como no tratamento dos mesmos possibilitando separar e organizar ainda mais as validações que devemos fazer em nossas aplicações. Temos muito trabalho, então mais uma vez, mãos à obra!

Conhecendo o Quick Report

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo