Artigo no estilo: Curso

Do que trata o artigo

Trataremos aqui no artigo um dos mais novos recursos disponíveis no Delphi 2010, trata-se da utilização de recursos Touch e Gestures. Faremos aqui um terminal de consulta e realização de reservas utilizando os novos recursos de interatividade.


Para que serve

Criar interfaces amigáveis, disponibilizar ao usuário maior interatividade com a aplicação, permitindo criar sistemas de interface simples e intuitiva, tornando menos traumática a utilização por meio de usuários muito leigos.


Em que situação o tema é útil

Terminais de pedido, terminais de reserva de locadora, pontos de venda, ou qualquer outro ambiente que necessite de uma interatividade maior.

Resumo do DevMan

Após termos finalizado toda a aplicação de vídeo locadora, iremos criar um terminal de reservas que funcionará de forma independente do projeto. Você aprenderá como realizar as tarefas que nosso sistema realiza, através dos recursos mais atuais do novo Delphi 2010, utilizando toques e gestos para realizar ações no seu programa. Veremos como esta tendência pode tornar suas aplicações ainda mais intuitivas e agradáveis. Também perceberemos como a correta projeção de um software pode facilitar os impactos em projetos paralelos, através das alterações no banco de dados, que serão transparentes em nossa aplicação de vídeo locadoras.

Com o constante crescimento tecnológico é possível perceber novidades em equipamentos, conceitos, linguagens, tudo para facilitar a nossa vida de desenvolvedor e tornar o uso das novas tecnologias cada vez mais simples. Dentre essas novidades destacamos a atual facilidade em adquirir essas novidades, o que até tempos atrás era muito difícil devido ao custo elevado. O que podemos perceber é que uma das grandes tendências de hoje é a capacidade de utilizarmos a tela de um computador ou dispositivos móveis para a reprodução de ações peculiares. O que antes víamos apenas em filmes, como o já tão mencionado Minority Report, tem se tornado uma realidade forte hoje. Tudo começou com o que você já deve conhecer, ou ao menos ter ouvido falar, Microsoft Surface, que nada mais é do que uma “mesa” sensível ao toque, que permite realizar funções específicas como mais ou menos Zoom, redimensionamento de telas, movimentação e disposição de janelas entre tantos outros recursos, tudo isso apenas utilizando gestos reproduzidos pelas nossas próprias mãos, eliminando o uso de mouse por exemplo.

Hoje em dia é muito comum vermos aplicativos com essa característica, os dispositivos denominados como Touch-Screen cada vez mais vêm ganhando mercado e estão fortemente presentes no mundo dos dispositivos móveis, como Smartphones, ou mesmo em uma das maiores febres mundiais, o iPhone.

Neste artigo, continuando a abordar a criação de uma aplicação de vídeo-locadora que ilustre os novos recursos do Delphi, iremos justamente tratar disto, o recurso Touch com a utilização de Gestures. Você deve estar se perguntando: “Mas eu já vi isso em algum lugar?”. Sim, se atentarmos bem em nosso cotidiano é possível perceber dezenas de lugares que utilizam esta tecnologia. O recurso de Touch utiliza o conceito de Natural Input através de um teclado virtual, que permite realizar a digitação por meio da tela. A partir de agora, tudo em sua interface pode ser Touch, permitindo a interatividade com usuário a partir de toques na tela, isto é muito comum em Drive-Truh ou terminais bancários por exemplo.

Já o recurso de Gestures aborda a aplicação de gestos para ação de uma tarefa, portanto, podemos utilizar os dois em conjunto fazendo com que os gestos reproduzidos por meio de toques na tela gerem uma ação diferente para o usuário. Sendo assim, iremos desenvolver um terminal de consultas e reservas de filmes para nosso sistema utilizando estes dois novos e interessantes recursos do Delphi 2010. Você perceberá o quanto é simples adotar estes conceitos em sua aplicação no decorrer deste artigo.

Compreendendo Touch e Gestures

A partir da versão 2009 o Delphi começou a se projetar para receber estas duas novas tecnologias. Isto ocorreu através do componente ActionManager, que até então não víamos muita diferença entre ele e o ActionList se não fosse na utilização da suíte Ribbon Controls. Na versão 2010 a Embarcadero fez com que o ActionManager fosse o braço direito de aplicações que adotem Touch e Gestures, e junto deste componente tivemos outros cinco novos, são eles:

TouchKeyBoard: Permite o recurso de Touch por meio de um teclado virtual que refere-se ao novo recurso de Natural Input disponível na versão 2010.

GestureManager: Permite a criação de seus próprios gestos através de um duplo clique. Este armazena os gestos padrão e permite que se insira ou importe novos gestos, salvando-os em arquivos de extensão *.dgf.

GestureListView: Exibe dentro de um ListView os gestos que estão sendo executados.

GesturePreview: Como o próprio nome sugere, exibe um preview do gesto.

GestureRecorder: Permite gravar seus próprios gestos, disponibilizando em suas aplicações por exemplo uma tela para que os usuários façam seus próprios gestos e os utilizem de acordo com a necessidade ou melhor aplicação.

Agora que já conhecemos um pouco dos novos componentes, vamos começar o desenvolvimento. Mãos à obra.

Nota do DevMan

O Microsoft Surface é algo que com certeza você já deve ao menos ter ouvido falar. Trata-se de uma inovação nos conceitos de navegação, pois nele não existem teclados ou mouses. Ele é composto de uma grande tela que possui interação por meio de uso de mãos, através do recurso Multi-touch e interatividade por meio de voz ou caneta. Hoje em dia já é possível desenvolver aplicações para o mesmo, pois a Microsoft liberou seu SDK de desenvolvimento. É necessário que você utilize para isto Sistemas Operacionais como Windows Vista ou Windows 7, que possuem suporte aos recursos do Surface.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo