Artigo no estilo: Curso

Do que trata o artigo

Trataremos neste artigo o desenvolvimento de um pequeno projeto online para reserva de filmes, onde utilizaremos o Delphi Prism e o Firebird para a criação de um Website que utilize a linguagem Object Pascal e o .NET Framework.


Para que serve

Ilustrar como aproveitar todo o seu conhecimento obtido até hoje em Delphi aplicando-o em desenvolvimento de sistemas Web. Conhecer a nova maneira de se desenvolver em Object Pascal, adotando para isso o Delphi Prism, que nada mais é do que mais nova ferramenta da Embarcadero para desenvolvimento de aplicações em .NET utilizando a IDE do Visual Studio.


Em que situação o tema é útil

Qualquer tipo de aplicação que o foco é realizar integrações ou interações entre sistemas Desktop e Web. Conhecer um pouco sobre o desenvolvimento Web e visualizar como o seu conhecimento na linguagem pode ser útil para a criação de Web sites. O exemplo deste projeto simula algo bem parecido com o típico modelo de “carrinho de compras” de um e-commerce.

Resumo do DevMan

Continuando o nosso mini-curso sobre o desenvolvimento de um sistema de vídeo-locadora utilizando os novos recursos do Delphi, veremos aqui como simularmos uma solução de reservas Online. Abordamos durante os artigos anteriores as etapas básicas do desenvolvimento de um Software completo em ambiente Win32 e para finalizarmos este mini-curso com chave de ouro, faremos aqui um projeto Web utilizando ASP.NET e Delphi Prism de forma nativa e conectando ao nosso banco de dados já pronto.

Nesta série de artigos abordamos não só a criação de uma aplicação completa de vídeo-locadora, como diversos outros recursos, tais como boas práticas, criações de relatórios, dicas de desenvolvimento, gerenciamento dos recursos de memória e criação de formulários e é claro, o principal tema dessa série que é justamente exibir as novidades do Delphi 2010 que abordou o desenvolvimento visual através dos recursos de Ribbon Controls (disponíveis a partir da versão 2009), driver de conexão nativa com o Firebird, suporte aos recursos de Gestures e Touch através de um terminal de empréstimos e alguns novos componentes existentes apenas no Delphi 2010. É claro que ainda assim, tratando-se das novidades, poderíamos abordar uma série de outros assuntos como o desenvolvimento de aplicações multicamadas com o novo DataSnap, o suporte a JSON e REST, Callbacks, Unicode, novas Units, recursos do IDE entre muitas outras coisas que já até mesmo foram abordadas por mim e por outros colunistas, e que provavelmente seria assunto para muitos outros artigos. Desta forma, como estamos chegando ao final desta série de artigos do mini-curso de vídeo-locadora, iremos abordar o que também não deixa de ser uma novidade. O Delphi Prism. O Delphi Prism, como já sabemos, é a ferramenta da Embarcadero para desenvolvimento de aplicações em .NET utilizando a linguagem Object Pascal através do IDE do Visual Studio. Com isso o que era bom ficou ainda melhor, pois ganhamos mais um aliado no desenvolvimento de aplicações em uma tecnologia poderosíssima, robusta e cheia de recursos interessantes.

Tendo em vista esta apresentação das novidades, o objetivo aqui é ilustrar como utilizarmos o ASP.NET, Delphi Prism e o Data Provider nativo do Firebird para desenvolver uma solução simples de Web que nos permita realizar empréstimos em nossa vídeo-locadora. Veremos neste artigo como utilizar o seu conhecimento de linguagem Object Pascal para criar aplicações dinâmicas, que utilizem alguns recursos comuns ao desenvolvimento Web, como sessões, segurança previnindo SQL Injection, por exemplo, tudo através do .NET Framework.

Nota do DevMan

SQL Injection é a técnica normalmente utilizada por usuários mal intencionados que se utilizam de aplicação de condições SQL para ter acessos às páginas de sites. Geralmente são informadas cláusulas como (OR 1=1), pois neste caso mesmo que a condição de usuário e senha sejam inválidas, o operador OR com a instrução 1=1 retornaria verdadeiro, permitindo que o usuário tivesse acesso a estas informações. O uso de parâmetros invalida esta possibilidade.

Nota do DevMan

O uso de Cookies e Sessões é muito comum no ambiente Web. A grande diferença é que os Cookies são arquivos gravados em disco, permitindo que estes dados sejam recuperados mesmo após fecharmos o navegador. O uso de sessões se limita ao usuário, sendo que caso você feche o navegador, esta seja automaticamente expirada. A desvantagem em se utilizar Sessões é que caso você não as libere, esta poderá ficar ativa em um tempo de até vinte minutos (tempo padrão), porém, podemos manipular este tempo facilmente.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo