skmMenu - Criando menus em aplicações ASP.NET

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo, ensinaremos como criar menus facilmente em aplicações ASP.NET com o Delphi 2006 através de um componente chamado skmMenu.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 89. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

ASP.NET

skmMenu

Criando menus em aplicações ASP.NET

 

Utilizar menus é uma forma muito prática e eficiente de organizar informações e opções dentro de uma aplicação. Neste artigo, ensinaremos como criar menus facilmente em aplicações ASP.NET com o Delphi 2006 através de um componente chamado skmMenu.

Abra o Delphi 2006 e crie um novo projeto através do menu File>New>ASP.NET Web Application - Dephi for .NET. O nome do projeto será “Menus” e utilizaremos o IIS como servidor Web. Criado o projeto, proceda então com a instalação do skmMenu.

 

O componente

O skmMenu é um componente open source utilizado para a criação dos menus em aplicações ASP.NET. Primeiramente, baixe o componente, através do site do projeto (www.skmmenu.com), usando o menu Getting Started>Download. Baixe a versão Binary, que já vem compilada. Até a data de criação deste artigo, a última versão era a 2.2. Para fazer o download, clique em skmMenu Version 2.2 Binaries. Salve o arquivo em algum local no seu computador e descompacte-o.

Feito isso, proceda agora com a instalação do componente no Delphi e sua adição na aplicação de exemplo. Para isso, no Delphi, vá até o menu Components>Installed .NET Components e na aba .NET Components clique em Select an Assembly. Na caixa que se abrirá, vá até o diretório onde o arquivo foi salvo e selecione o skmMenu.dll.

Agora, encontre o componente na lista e assegure-se que a caixa de seleção a sua frente está marcada, como na Figura 1. Caso essa caixa de seleção estiver desmarcada, o componente não aparecerá na paleta de componentes.

 

Figura 1. Instalação do skmMenu

 

Feito isso, clique em OK. Nesse momento, na Tool Palette, haverá um componente chamado Menu, como pode-se observar na Figura 2. Esse é o componente que acabou de ser instalado e que será utilizado para a criação dos menus. Clique no Menu e arraste-o para o formulário.

 

Figura 2. Componente instalado na Tool Palette

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?