Instalação

 

A instalação da Smarty template é bastante simples. Primeiramente você deve acessar o site http://www.smarty.net e realizar o download da biblioteca.

No momento que você começar a criar sua aplicação, é necessário criar uma estrutura de diretório. Quando você realizou o download da Smarty template, você irá encontrar um diretório denominado libs. Este diretório deve ser movido para uma pasta chamada smarty, por exemplo. Partindo do ponto que você criou a pasta smarty, você deve criar alguns diretórios, conforme a abaixo.


/configs = Arquivos de configurações;

/ libs = Biblioteca que contém todas as classes da Smarty Template;

/templates = Diretório que contém os templates do projeto (interface gráfica da aplicação);

/templates_c = Diretório que contém o cache dos templates. É necessária permissão de escrita no diretório (CHMOD 777).

 

Primeiro Exemplo

 

Quando você trabalha com a Smarty template, em cada arquivo “.php” que você criar, deve ser criado também um arquivo “.tpl”. Este arquivo “.tpl” na prática é o arquivo de template. Nestes arquivos, somente devem ser adicionados elementos HTML, e nunca códigos PHP.

 

Primeiramente devemos chamar a biblioteca Smarty. Para isso é necessário invocar a mesma com a função include, assim temos acesso às propriedades e métodos da classe.

E dessa forma a instância Smarty é criada, a mesma foi denominada de $smarty. Também devem ser definidas algumas propriedades que são muito importantes para o funcionamento. A primeira propriedade é a template_dir, que tem por finalidade indicar onde estão localizados nossos arquivos de templates, no caso os arquivos com extensão tpl. Mais abaixo você tem o compile_dir, que contém os templates compilados. E por último o config_dir, que contém os arquivos de configuração.

 

Veja que o método assign recebe dois parâmetros. O primeiro é o nome da variável que estamos criando, e o segundo é o valor dessa variável. Com esses parâmetros criados você tem a possibilidade de exibir os valores em seus templates. Você está criando uma variável msg e definindo um valor string Hello World. Por último você tem o método display, que recebe como parâmetro o nome do seu template (hello.tpl). Você deve salvar esse arquivo como hello.php no diretório root da sua aplicação. Logo após é necessário criar um arquivo com a extensão tpl e salvar o mesmo no diretório templates com o mesmo nome que foi definido no método display, neste caso hello.tpl.

 

Agora você deve criar o template que exibirá o conteúdo da variável msg. Você pode utilizar o bloco de notas ou o editor HTML que preferir. Observe a presença da tag {$msg}, ela será substituída pelo valor enviado pelo PHP através do método assign da Smarty Template.

 

Arquivo hello.php

<?php
include "smarty/libs/Smarty.class.php";
$smarty = new Smarty();
$smarty->template_dir = "smarty/templates";
$smarty->compile_dir = "smarty/templates_c";
$smarty->config_dir = "smarty/configs";
$smarty->assign("msg", "Hello World!");
$smarty->display("hello.tpl");
?>
Arquivo hello.php

Mensagem: {$msg}


Att,
Rafael Silva
Editor Geral da Revista .NET Magazine
Editor Geral da Revista Easy .NET Magazine
Editor Geral da Revista Web Magazine Magazine