Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

O artigo que será apresentado tem como objetivo mostrar como podemos trabalhar com a biblioteca Smarty Template, incluindo instalação, considerações iniciais, primeiro exemplo, arquivo de configuração, banco de dado e exemplo com banco de dados. No final do mesmo será apresentado um exemplo com a ferramenta Delphi For PHP.


Para que serve

Mostrar ao leitor a biblioteca Smarty Template, que resulta em produtividade na aplicação, fácil manutenção e separação da interface gráfica com a lógica de programação.


Em que situação o tema é útil

Trabalhar com a biblioteca Smarty Template pode nos trazer muitas vantagens, entre elas citamos você ficar responsável por toda parte lógica da aplicação Web, e o designer pela interface gráfica.

Resumo do DevMan

A biblioteca Smarty é um sistema de templates para PHP. Mais especificamente, ela fornece uma maneira fácil de separar a lógica de programação de sua interface gráfica. Isto é mais bem descrito em uma situação onde o programador da aplicação e o designer do layout executam diferentes funções, ou na maioria dos casos não são a mesma pessoa. A mesma também está disponível no Delphi for PHP.

Hoje em dia a complexidade de criar Web Sites aumentou bastante, principalmente quando os tipos de aplicações desenvolvidas são intranet, portais etc. Com isso a manutenção a ser realizada aumentou e dificultou bastante. Quem utiliza PHP sabe que ele é a melhor solução open-source para desenvolvimento Web. Mas enfrentamos um problema onde o código de programação fica acoplado junto com as tags HTML. Outro problema que temos é quando vamos trabalhar em equipe, com Web Designers, onde desenvolvemos nossa aplicação e ele fica responsável por aplicar o layout no site. Porém geralmente Designers não têm conhecimento de programação e o que acaba acontecendo são erros na aplicação ou mesmo o projeto tendo que ser devolvido para o programador realizar os ajustes.

Com certeza você já desenvolveu um site para seu cliente e ele logo após algum tempo solicitou um novo layout. Isso é muito comum. Para ajudar podemos usar alguns recursos como o famoso include, utilizado para adicionar determinado arquivo / conteúdo na página. Assim toda sua estrutura é concedida a diversas páginas e a manutenção no site fica facilitada. Mesmo com essa solução nossos arquivos também conteriam códigos php acoplados com HTML.

Neste artigo será apresentada a biblioteca Smarty Template, que separa a interface gráfica da lógica de programação. A biblioteca Smarty Template é também composta por alguns pontos importantes, como a utilização de tags nos templates, compilação das páginas (reduzindo o tempo da mesma ser exibida), segurança, arquivos de configuração, fácil manutenção da aplicação etc. Nos tópicos a seguir serão citadas algumas características que tornam a biblioteca Smarty Template como a melhor e mais robusta biblioteca de templates para PHP.

Instalação

Antes de iniciarmos nossos estudos com a Smarty Template, devemos instalar a biblioteca. Para isso você deve acessar o site da Smarty e realizar o download (veja o endereço na seção Links). Logo após é necessária a descompactação dos arquivos em um diretório a sua escolha. Lembre-se que os exemplos criados serão todos executados em um servidor local.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo