Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Autores: Rafael Isique Guardieri Brendolan e Wanderley Donizeti Panosso Junior

Muitas vezes é necessário fazer com que aplicações independentes comuniquem-se entre si. Uma situação comum em que essa necessidade é encontrada é no caso dos CHATs. Essa comunicação pode ser realizada em Delphi através do uso de sockets.

Os Sockets funcionam como meios de comunicação onde é possível o envio e a recepção de informações de uma forma clara e rápida, através de Protocolo TCP/IP. Neste QuickUpdate mostraremos como utilizar esse recurso.

Conceitos importantes

Os Sockets trabalham baseados em uma estrutura Client/Server, onde ambos podem estar em aplicações distintas. Seu funcionamento básico é o seguinte:

• Todo Clien, deve se conectar a um e apenas um Server para se comunicar com outros Clients;

  • Um Client nunca conseguirá se conectar diretamente a outro Client, pois sempre precisará de um Server como intermediário;
  • Todo Client só pode enviar informações para o Server onde está conectado;
  • O Server é responsável em receber essas informações e encaminhá-las para o Client de destino;

Conhecendo os componentes

Os componentes utilizados para a implementação de aplicações baseadas em Sockets já vem com o Delphi, porém não são instalados por padrão. Para instalar o pacote de componentes acesse o Menu Component > Install Packages... > Add... , e adicione o pacote dclsockets70.bpl que se encontra no diretório Bin da instalação do Delphi. Depois clique em OK para que os componentes sejam adicionados à paleta de componentes chamada Internet do Delphi. Dois novos componentes são adicionados, o ServerSocket e o ClientSocket.

Nota: Apesar de este exemplo ter sido implementado em Delphi 7, o mesmo pode ser reproduzido no Delphi XE 2, inclusive o pacote de sockets também não é instalado por padrão no XE 2. Para esta versão o arquivo a ser adicionado é o dcsockets160.bpl
...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo