SOA, RIA, SAAS, WEB 2.0, CLOUD ....


Até parece uma sopa de letrinhas tantas siglas juntas, mas estas são as 5 tendências do momento quando se fala de tecnologia da informação, portanto é melhor ir se acostumando.

Para ajudar aqui vai um pouco mais sobre o assunto:


1. SOA - Service-oriented architecture - pode ser traduzido como arquitetura orientada a serviços, e é um estilo de arquitetura de software cujo princípio fundamental preconiza que as funcionalidades implementadas pelas aplicações devem ser disponibilizadas na forma de serviços.

2. WEB 2.0 - termo criado em 2004 pela empresa estadunidense O'Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicações baseadas em folksonomia, redes sociais e Tecnologia da Informação. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interação que hoje engloba inúmeras linguagens e motivações.

3. RIA - Aplicações de Internet Rica - da sigla em inglês RIA - Rich Internet Application são Aplicações Web que tem características e funcionalidades de softwares tradicionais do tipo aplicativo. RIA típicos transferem todo o processamento da interface para o navegador da internet, porém mantém a maior parte dos dados (como por exemplo, o estado do programa, dados do banco) no servidor de aplicação.

4. SAAS - Software como serviço - do inglês Software as a service, é um instrumento mercadológico para fornecer software, parecido com o Serviço web.É uma forma de software que é usada como serviço, ou seja, é executado diretamente na internet, não sendo necessário instalar seus códigos no computador do usuário, bastando acessá-lo por meio do navegador de internet disponível no sistema operacional. São os chamados SaaS (software-as-a-service). Como exemplo, tem-se o Google-Docs que oferece um pacote de programas similares aos dos Office.

5. CLOUD COMPUTING - A nuvem computacional ou cloud computing é um modelo de computação em que dados, arquivos e aplicações residem em servidores físicos ou virtuais, acessíveis por meio de uma rede em qualquer dispositivo compatível. Basicamente, consiste em compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas, semelhantes as nuvens no céu, ao invés de ter essas ferramentas localmente (mesmo nos servidores internos). O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas

É isso ai pessoal .... um abraço e até o próximo post.