A idéia que tive ao desenvolver as rotinas contidas neste artigo, foi de poupar trabalho tanto no ambiente visual, padronizando assim visualmente minhas aplicações, como no ambiente de programação, tornando assim a manutenção do código de forma mais simples.
Com as rotinas aqui demonstradas você evitará de realizar repetição de código fonte, com reaproveitamento total destes, economizando assim tempo de produção e documentação de suas rotinas. Outro fator importante é questão visual aonde você criará formulários de consulta e de manutenção, a partir de formulários pai pré-definidos, a tão falada herança. Isso evitará problemas como tamanhos de formulários, figuras, etc.
Utilizei para desenvolver esse artigo o Delphi 7, mas você poderá utilizar o Delphi 2005 ou BDS 2006.
Crie uma pasta com o nome de artigo na unidade que for mais conveniente para você.
Inicie uma nova aplicação no Delphi indo em File, New, Application. No formulário gerado pelo Delphi, mude os valores das seguintes propriedades:
Name: FPrincipal
WindowsState: wsMaximized
Caption: Sistema
Color: $00F5F5F5.
Insira no formulário FPrincipal um componente Statusbar e um ToolBar. Clique na ToolBar com o botão direito e após sobre a opção New Button. Repita o procedimento e insira dois botões. Mude a propriedade ShowCaptions da ToolBar para True. Os captions dos botões serão mostrados. No primeiro botão, mude sua propriedade Caption para Clientes e no segundo botão para Sair.
Para terminar, insira um componente ImageList. Acrescente nele duas imagens (uma para o botão sair, outra para o botão clientes). Aponte a propriedade Images da ToolBar para ImageList1 e na propriedade ImageIndex de cada ToolButton, aponte para a figura que será listada.
Vá em File > Save All e salve a unit1 com o nome de uPrincipal, na pasta artigo. O próximo passo é salvar o projeto, mudando seu nome de project1 para Sistema, salvando na mesma pasta.
Seu formulário de principal (FPrincipal) deverá ficar parecido como mostrada a seguir:

Quero salientar que você está livre para inserir imagens, formatações, enfim, configurar a aparência de seus formulários como achar mais conveniente. Não é necessário seguir os padrões visuais que coloquei aqui mas o importante antes de tudo é entender o objetivo do artigo.
O próximo passo é criar nosso DataModule. Vá em File > New > DataModule. Mude sua propriedade name para DM. Vá em File, Save All e salve sua unit com o nome de UDM, na pasta artigo.
Insira os seguintes componentes no datamodule: sqlconnection, sqldataset, datasetprovider, clientdataset. Mude as propriedades destes componentes, conforme mostra o quadro a seguir:
|
|
sqlconnection |
sqldataset |
datasetprovider |
clientdataset |
...
Exibição do post interrompida. Para ler conteúdo completo,
clique aqui