Cadastre-se Revistas DevMedia Cursos
  Live chat by Netwatts

Space de ALEXANDRE MAGNO
Busca Autor


Últimas 20 atualizações de ALEXANDRE MAGNO

Artigo - Índices – Uma Visão Interna – Parte I

Índices – Uma Visão Interna – Parte I

Para iniciar minha participação neste espaço, gostaria de escrever sobre um assunto que tenho extremo interesse e ao qual dedicarei uma série de seis artigos aqui iniciada, índices.

Introdução

Qualquer profissional da área de bancos de dados, relacionais ou não – afinal de contas orientação a objetos ainda não prevê nada novo que seja tão rápido em pesquisas como índices – tem uma verdadeira febre para busca de performance, e neste cenário os índices aparecem em quase todo o elenco, nos fornecendo diversas estratégias para a obtenção de velocidade em pesquisas de registros.

Sabemos que para um bom trabalho com bancos de dados não basta apenas espalhar entre vários blocos os registros que representam tuplas da relação ou objetos da extensão. Para termos convicção disto, basta nos indagar em como responderíamos até mesmo a uma consulta extremamente simples, como por exemplo SELECT * FROM CIDADES. Uma “viagem” bloco-a-bloco no sistema de armazenamento teria que ser feita e ainda teríamos que ter informações suficientes nos cabeçalhos de blocos para identificar em que ponto do bloco os registros começam e a que"> ...

Exibição do post interrompida. Para ler conteúdo completo, clique aqui
23/05/2006 10:13:00 AM





Artigo - Boas Vindas a Alexandre Magno

Boas Vindas

É com imensa satisfação que inicio minha participação como colunista do website da SQL Magazine. Procurarei nesta coluna estar sempre apresentando artigos para prossionais, como eu, apaixonados por sistemas gerenciadores de banco de dados.

Assuntos como estrutura interna de armazenamento de SGBD, algorítimos e tipos de índíces, otimização de performance, replicação de banco de dados, Integração da UML com o mundo relacional, datawarehouse, comparativos entre bancos de dados e novas tecnologias relacionadas a SGBD, sempre estarão presentes em meus artigos e serão meu principal foco neste espaço.

Procurarei sempre não dar ênfase a um único banco de dados, mas sim abordar assuntos genéricos e principalmente de funcionamento interno do SGBD de forma com que vocês leitores possam agregar tais conhecimentos às tarefas operacionais executadas no dia-a-dia da administração de bancos de dados.

Conto com o apoio de todos através de sugestões e críticas de forma com que possamos tornar este espaço o mais rico possível em informações úteis para administradores de banco de dados.

Portanto, nossos artigos permearão assuntos técnicos, acadêmicos e assuntos que também interessam à área diretiva e/ou administrativa das empresas.

Um abraço,

Alexandre Magno

-->">
22/05/2006 8:12:00 AM





 

x@y.com.br

Alexandre Magno, atua há mais de 10 anos com serviços ligados a bancos de dados relacionais. Trabalhou na Borland Brasil por mais de 03 anos onde atuou como como consultor e instrutor do banco de dados InterBase, acompanhando sua evolução desde a versão 4 até os dias de hoje, além de sempre estar ligado a projetos de bancos de dados de grande porte envolvendo cenários com replicação e datawarehouse. Atualmente atua como Diretor da Argos Tecnologia (www.argostecnologia.com) em Belém do Pará.
Arquivo de atualizações
 2006

Estatísticas do Autor:
Número de posts: 3
Total de visualizações: 4427
Características dos posts deste autor:
Conteúdo:
Didática:
Utilidade:
1 0
 
DevMedia Group - Tel: (21) 3382-5038 - www.devmedia.com.br
2010 - Todos os Direitos Reservados a DevMedia Group