SQL Reporting Services - Customize seu relatório

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Neste artigo mostrarei como você pode ler uma tabela do SQL Server, montar um dataset e customizar um relatório através das funções e recursos do SRS.

capaSQL19.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

SQL Reporting Services

Customize seu relatório

por Renato Haddad

Leitura Obrigatória: SQL Magazine 15, Reporting Services do SQL Server 2000.

 

O SQL Reporting Services (SRS) é uma excelente ferramenta para criação de relatórios baseados em datasets, o qual permite customizá-los em diversos níveis de acordo com a necessidade da aplicação. Desconheço uma aplicação de banco de dados que não precise de relatórios, então, o SRS veio para resolver muitos problemas existentes com a extração de dados de uma fonte de dados e exibi-los aos usuários.

Neste artigo mostrarei como você pode ler uma tabela do SQL Server, montar um dataset e customizar um relatório através das funções e recursos do SRS.

Inicialmente crie um projeto de relatório do SRS no Visual Studio .NET 2003 chamado SqlMagazineReport, conforme Figura 1. Em Templates, selecione Report Project, senão você entra no assistente, e não é isso que queremos, pois trabalharemos direto no relatório.

 

IMG01.JPG 

Figura 1. Novo projeto de Business Intelligence Projects

 

No Solution Explorer, adicione um novo item (Add / Add New Item) do tipo Report chamado ProdutosCustomizados. O banco de dados a ser utilizado é o Northwind que vem instalado com o SQL Server. Portanto, adicione um novo dataset, informe toda a string de conexão de acordo com as credenciais de acesso ao SQL Server. A tabela a ser selecionada é a Products, contendo os respectivos campos:

 

SELECT ProductID, ProductName, UnitPrice, UnitsInStock FROM Products

 

Note na Figura 2 toda a instrução SQL montada, assim como a execução com o teste dos dados retornados. É válido dizer que a fonte de dados pode ser oriunda de qualquer provider aceito pelo SRS, ou seja, todos.

 

IMG02.JPG 

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?