SQL Server 2005 Editions

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (1)

Este artigo é o primeiro de uma série sobre o Microsoft SQL Server 2005, em que serão descritas as mudanças ocorridas em relação ao SQL Server 2000, os novos recursos, tudo através de exemplos simples e práticos.

 

por Jerônimo Jardel Vogt

 

O Microsoft SQL Server 2005 estende a performance, segurança, disponibilidade e a facilidade de uso do SQL Server 2000. O Microsoft SQL 2005 introduziu muitas melhorias e novos recursos que o tornaram uma excelente plataforma de banco de dados para ambientes de processamento de transações on-line (OLTP) de larga escala, data warehousing e aplicações de e-commerce.

Este artigo é o primeiro de uma série sobre o Microsoft SQL Server 2005, em que serão descritas as mudanças ocorridas em relação ao SQL Server 2000, os novos recursos, tudo através de exemplos simples e práticos. O leitor poderá também sugerir tópicos que achar interessante para que sejam abordados em um artigo futuro. E neste primeiro artigo, o objetivo é fazer uma revisão das diferentes edições do SQL Server 2005, já que uma das principais decisões no planejamento de uma solução de SQL Server, é escolher a edição adequada baseada nas necessidades de suas aplicações em termos de escalabilidade, disponibilidade, performance e análise. Podemos optar entre as seguintes edições do SQL Server 2005:

§         Enterprise Edition – Esta é a edição do SQL Server que apresenta o conjunto mais completo de recursos para gerenciamento de dados e análise, sendo caracterizado pelos recursos que dão maior escalabilidade e disponibilidade em relação às demais edições. Esta edição não tem limite quanto ao número de processadores, quantidade de memória ou tamanho de banco de dados. Inclui todos os recursos de performance, escalabilidade, alta-disponibilidade, segurança, gerenciamento, integração, interoperabilidade e business intelligence, fazendo desta a edição ideal para qualquer plataforma de dados e análise para aplicações de negócios de larga escala e missão crítica.

§         Standard Edition Esta edição fornece uma plataforma de dados e análise completa para soluções de médio porte. Não existe limite quanto à quantidade de memória ou tamanho de banco de dados, entretanto o número máximo de processadores suportados é quatro. A Standard Edition inclui recursos de alta-disponibilidade como o mirroring de banco de dados e failover clustering, mas não suporta o indexamento online ou restore online. Alguns recursos de business intelligence como proactive caching e text mining estão desabilitados nesta edição. A Standard edition também não suporta particionamento e operações de parallel index.

§         Workbook Edition – É a solução de gerenciamento de dados para pequenas organizações que precisam um banco de dados sem limite de tamanho ou número de usuários. Entretanto a Workbook Edition suporta até dois processadores e 3GB de RAM. Esta edição não suporta os recursos de alta disponibilidade como mirroring de banco de dados, clustering e indexamento online, e também não tem a maioria dos recursos de business intelligence.

§         Developer Edition – Esta edição traz os mesmos recursos do Enterprise Edition, contudo, foi desenhada para ser usada apenas em ambiente de desenvolvimento, e não deve ser instalada em produção.

§         Express Edition - Esta edição substitui o Microsoft SQL Server 2000 Desktop Engine (MSDE). Como o MSDE 2000, o SQL Server 2005 Express Edition é uma versão distribuída gratuitamente, sem custo. Diferentemente do MSDE 2000, que não possui nenhuma ferramenta gráfica, o SQL Server 2005 Express Edition vem com ferramentas gráficas como o Express Manager e SQL Server Configuration Manager. A edição Express Edition suporta banco de dados de até 4GB, um único processador, e 1GB de memória. Também não suporta vários recursos como o mirroring de banco de dados, failover, particionamento e operações de indexamento online.

Conclusões

Como podemos ver, o SQL Server 2005 provê edições com diferentes recursos tecnológicos para atender da melhor forma possível sua necessidade de banco de dados. Após definir as edições do SQL Server que você precisa, o próximo passo é verificar os requisitos de hardware e software para instalação de cada edição.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?