De que se trata o artigo:

Apresentação do novo SQL Server 2008 R2 e as suas novas funcionalidades que abrangem confiabilidade, escalabilidade, planejamento, segurança e inteligência de negócio.


Para que serve:

Fornecer uma base teórica e prática para a solução de problemas corriqueiros e comuns em empresas de médio e grande porte.


Em que situação o tema é útil:

A utilização dos recursos apresentados neste artigo aplica-se em situações onde os bancos de dados crescem rapidamente gastando recursos preciosos, dados que se multiplicam em grande escala de forma desordenada e como implementar de forma fácil soluções de BI.

Desde maio, a nova versão da plataforma de dados e infra-estrutura de BI da Microsoft, o SQL Server 2008 R2, está disponível com capacidades que oferecem maior agilidade, praticidade, segurança e inteligência para toda a sua organização.

Os pilares do SQL Server 2008 R2 abordam: executar as operações de bancos de dados de maneira confiável, melhorar a eficiência do time de TI e de desenvolvedores e fornecer aos usuários recursos de Business Intelligence com alta escalabilidade, gerenciamento facilitado e recursos de autoatendimento. Vejamos rapidamente agora algumas das principais novidades que atendem aos requisitos do dia-a-dia das empresas:

• Entre as inovações do SQL Server 2008 R2, o alto desempenho da nova versão permite que os bancos de dados das empresas escalonem de maneira segura e disponível, desde um projeto pequeno até altos volumes de dados e transações. Em conjunto com Windows Server 2008 R2, o SQL Server 2008 R2 permite aos clientes escalonar até 256 processadores lógicos.

• O SQL Server 2008 R2 conta ainda com suporte ao Windows Server® 2008 R2 Hyper-V™, incluindo Live Migration, o que ajuda a dinamizar desde as iniciativas de consolidação e atualização das aplicações até a virtualização de ambientes com SQL Server.

• Outro aprimoramento da nova versão é o Master Data Services, que garante o ciclo de vida das informações nos diversos sistemas da empresa. O gerenciamento de dados críticos de toda a empresa e de diversos sistemas pode ser feito de forma centralizada, além de permitir que mais pessoas gerenciem diretamente os dados mestres garantindo a integridade das informações com o passar do tempo.

• Outra novidade é a tecnologia StreamInsight, que permite a implantação de processamento de eventos complexos e múltiplos fluxos de dados. Imagine situações onde existem diversas fontes de entradas de dados (sistemas, internet, linha de produção, etc), onde é necessário gerar uma saída de informação baseada em uma regra de negócio com uma latência de milissegundos. Podemos citar como exemplo a análise de informações de bolsas ao redor do mundo, cotações de moedas, informações de ações e dependendo destas combinações gerar uma ação.

• Para oferecer maior eficiência às áreas de TI e desenvolvimento, o SQL Server 2008 R2 possui mecanismos como o Multi Server Management, que cria um ambiente administrativo centralizado. A integração entre os desenvolvedores e os profissionais de TI se completa com a ferramenta Data Tier Aplication, que unifica a instalação e a distribuição do banco de dados nos servidores, reduzindo os problemas no processo de criação e aumenta a integração das áreas de desenvolvimento e infraestrutura.

• O recurso do PowerPivot para Excel, por exemplo, faz com que os usuários trabalhem em análises com grandes volumes de dados, como dezenas ou centenas de mihões de linhas dentro do Excel, tudo isso com a mesma experiência que ele tem hoje ao trabalhar em planilhas com pouco volume de dados. Solução que se completa ao ser integrada em um ambiente do SharePoint Server 2010, facilitando o compartilhamento destas análises dentro da organização.

• Os usuários também contam com o SQL Server Report Builder, uma ferramenta para criar ou alterar relatórios por meio de um ambiente intuitivo, com novas visualizações, incluindo mapas e sparklines. O Report Part Gallery permite que os usuários criem ou alterem relatórios simplesmente arrastando e soltando componentes/partes, que estejam disponíveis em uma biblioteca, na superfície de design.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo