Do que trata o artigo

Este artigo trata do MicroFocus StarTeam Express. Veremos um caso real em que podemos substituir uma solução para controle de versão por uma solução mais madura, com mais possibilidades e de interface amigável.

Para que serve

O MicroFocus StarTeam Express é uma solução para Application Lifecycle Management, mais especificamente voltado para o controle de versões, tarefas e solicitações de mudanças.

Em que situação o tema é útil

Para softhouses, divisões de TI ou qualquer time de desenvolvedores que necessite controlar tarefas, solicitações de mudanças e versões de qualquer tipo de projeto.

Resumo do DevMan

O MicroFocus StarTeam Express é a solução indicada para empresas que desejam experimentar uma alternativa aos sistemas de controle de versão open source. Como uma licença gratuita para até 10 usuários, é uma solução madura de ALM disponível para empresas pequenas e médias. Para empresas maiores representa uma chance de se testar uma ferramenta para este propósito antes de fazer qualquer investimento financeiro. Autores: Rodrigo Rocha, Marcelo Rocha e Tatiana Rocha

Revisar a história do StarTeam é uma excelente forma de buscar entender melhor a dinâmica das empresas de tecnologia no mundo. A ferramenta foi criada pela Starbase Corporation. Em Janeiro de 2003 a Starbase foi adquirida pela Borland que, por sua vez, investia cada vez mais em Application Lifecycle Management. A série de aquisições feitas pela Borland (expressão maior de seus investimentos em ALM) tornaram o StarTeam cada vez mais integrado a outras soluções como o Caliber RM. Como a Borland ainda era também uma empresa de IDEs, o StarTeam também se integrava a versões recentes do Delphi.

Em 2009 foi a vez da Borland ser adquirida pela MicroFocus. Não aquela Borland de IDEs que já havia sido desmembrada como CodeGear e adquirida pela Embarcadero um ano antes, mas a Borland do ALM, justamente a nova versão da empresa que vinha sendo moldada desde 2002 através das aquisições da TogetherSoft, Starbase Corporation, Legadero e Segue Software.

O surgimento de incertezas em relação aos produtos de uma empresa que é comprada por outra é inevitável. Cabe à empresa que faz a aquisição a tarefa de comunicar corretamente os antigos clientes sobre os novos planos para a linha de produtos adquiridos. Isto foi feito de forma fantástica durante a transição do StarTeam da Starbase para a Borland. Agora era a vez da MicroFocus deixar claro qual o caminho a seguir na história do produto. Este artigo explica porque acreditamos que a versão Express representa uma grande notícia para várias empresas de TI espalhadas pelo mundo.

Application Lifecycle Management

Application Lifecycle Management (ALM, ou em português Gerenciamento de Ciclo de Vida de Aplicativos) é a gestão integrada de várias fases compreendidas no ciclo de vida de uma aplicação e compreende processos variados, mas interligados, tais como análise de requisitos, modelagem de dados, modelagem de arquitetura, desenvolvimento de código, gerenciamento de mudanças, gerenciamento de testes, gerenciamento de versões etc. Os objetivos ao adotar ALM são de garantir aumento de produtividade, qualidade, interatividade e a redução de tempo de manutenção.

O ALM possui três fundamentos interdependentes que são as pessoas, os processos e as ferramentas. Das disciplinas que compõem o ALM, o StarTeam está presente em maior ou menor grau em três delas:

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo