Sync Edit

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Conheça neste artigo de Everson Volaco, o Sync Edit uma das novas funcionalidades do Delphi 2005.

Utilizando uma das novas funcionalidades do Delphi 2005

 

O Delphi 2005 trás consigo uma nova funcionalidade para auxiliar no dia-a-dia do desenvolvedor, o Sync Edit. Está característica está disponível tanto para aplicações Win32 como para aplicações .NET (Delphi/C#). O Sync Edit permite a alteração simultânea de várias ocorrências de uma mesma variável, método ou propriedade em um bloco de código selecionado dentro do Code Editor. Você pode, por exemplo, alterar o nome de uma variável utilizada várias vezes dentro de um método de uma só vez. A utilização do Sync Edit é excelente em pequenos blocos de código, como dentro de procedures e functions.

Utilizando Sync Edit

A utilização da funcionalidade Sync Edit é bastante simples:

1) Dentro do Code Editor selecione o bloco de código que contém as ocorrências do “identificador” a ser alterado.

2) Clique no botão Sync Edit Mode SynEdit.gif que aparecerá no lado esquerdo do Code Editor ou pressione as teclas Shift + Ctrl + J para acionar o Sync Edit (Veja a figura 1).

SynEdit1.gif 

Figura 1. Acionando o Sync Edit no Code Editor.

3) O primeiro identificador encontrado no bloco selecionado é destacado e as suas demais ocorrências são sublinhadas. Antes de alterar o identificador, você pode mudar para outros identificadores no código selecionado apenas clicando sobre eles (Veja a figura 2).

 

Obs. Identificador refere-se a variável, componente, método ou propriedade que terá suas ocorrências no código selecionado alterada.

 

SynEdit2.gif 

Figura 2. Alterando todas as ocorrências de uma variável ao mesmo tempo através do Sync Edit.

4) Terminada a alteração você pode sair do modo “Sync Edit” pressionando novamente o botão Sync Edit Mode SynEdit.gif ou clicando em qualquer lugar da área do Code Editor.

A funcionalidade Sync Edit não é case-sensitive, isto é, ela não difere letras maiúsculas de minúsculas. No exemplo acima, onde alteramos a variável aux para strtemp, caso houvessem ocorrências da variável escritas da forma Aux ou AUX, por exemplo, elas seriam alteradas e atualizadas normalmente.

 O Sync Edit identifica e marca os identificadores duplicados no código selecionado através da comparação entre as strings, isto é, ele não consegue diferenciar por exemplo, duas variáveis de mesmo nome porém de tipos diferentes (Veja a figura 3).

SynEdit3.gif 

Figura 3. Alterando variáveis de diferentes métodos e tipos através do Sync Edit.

Na figura 3 nós temos dois métodos, onde cada um possui uma variável chamada aux. No primeiro método está variável foi definida como String enquanto que no segundo como Integer. Ao aplicar o Sync Edit com os dois métodos selecionados alterando a variável aux do primeiro método para auxTexto, automaticamente a variável aux e suas ocorrências no segundo método também serão atualizadas.

 

Nota. O Sync Edit é ideal para alterações em pequenos blocos de códigos e arquivos textos. Para maiores alterações é recomendado o uso da funcionalidade de Refactoring também presente no Delphi 2005.

Conclusões

Neste artigo vimos que a utilização da funcionalidade Sync Edit é bastante simples e pode ser bastante útil no dia-a-dia do programador para alterações em pequenos blocos de código, como dentro de procedures e functions.

Um abraço e até a próxima.

 

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?