Guia Delphi
5 minutos

TMainMenu: Criando menus em Delphi

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (1)

Aprenda a criar um menu principal para suas aplicações Delphi utilizando o TMainMenu. Veja como manipular e configurar este componente e como é possível criar um menu completo para softwares desenvolvidos em Delphi.

Adicionando TMainMenu Abrindo editor de Itens Adicionando Itens no TMainMenu Projeto executando

No Delphi criamos menus para auxiliar na usabilidade dos nossos softwares, como abrir uma tela de cadastro, um relatório, fechar o programa, etc.

O componente TMainMenu é um dos recursos disponíveis no Delphi para a criação de menus para os nossos formulários. O encontramos na paleta Standard.

Adicionando Itens ao TMainMenu

Adicionar itens ao TMainMenu pode ser feito de duas formas: clicando duas vezes no componente ou clicando na propriedade Items, no Object Inspector:

Adicionando Item Adicionando Mnemônico Adicionando separador Adicionando Teclas de Atalho Adicionando Imagem em um Item Criando Submenu Marcando um Item Marcando e desmarcando Item

Adicionando Mnemônico

Quando abrimos o menu File do Delphi, por exemplo, encontramos algumas letras com um sublinhado, como: File -> New, Open, Reopen, Save. Observe a Figura 1 para entender melhor.

Figura 1: Mnemônico no menu da IDE do Delphi
Figura 1. Mnemônico no menu da IDE do Delphi

Podemos executar o item de menu Open, por exemplo, utilizando as teclas de atalho:

  • ALT + F -> Acessa o menu File e o abre;
  • O -> Executa o item Open do menu File.

Adicionando Separador

Na Figura 1 podemos notar que entre os itens Reopen e Save existe uma linha os separando. Ela é adicionada com o caractere “-” no caption do item do menu. Assim, apenas informando esse caractere o TMainMenu criará um separador.

Adicionando Teclas de Atalho

As teclas de atalho auxiliam e agilizam a usabilidade do nosso software, pois podemos abrir rapidamente uma determinada tela apertando apenas uma tecla ou uma combinação delas, como, por exemplo, CTRL+S na IDE do Delphi (conforme Figura 1) para executar o menu Save.

Adicionando Imagem em um Item

Cada vez mais estamos preocupados com o layout de nossas aplicações e no menu não é diferente. Uma imagem pode ajudar na identificação e até mesmo na memorização visual de uma determinada opção. Podemos adicionar uma imagem através da opção Bitmap de um determinado item do nosso Menu, conforme mostra a Figura 2.
Figura 2: Adicionando imagem a um item de Menu
Figura 2. Adicionando imagem a um item de Menu

Criando Submenu

Podemos criar o Submenu dentro de um menu, assim como podemos criar Submenus dentro de itens de outros Submenus, criando assim uma hierarquia para todo o menu, conforme mostra a Figura 3.

Figura 3: SubMenu
Figura 3. SubMenu

Marcando um Item

Como podemos notar, na Figura 3 temos o item “Clientes - Ativo” marcado. Essa funcionalidade está disponível através da propriedade Checked deste item. Para conseguir simular devemos marcar como TRUE a propriedade Checked. O problema é que a mesma ficará sempre marcada e para fazer o efeito de “marcada” (ao clicar a primeira vez, por exemplo) e “desmarcada” (ao clicar novamente no menu) precisamos realizar essa tarefa via programação, conforme código abaixo:

  procedure TForm1.ClientesAtivos1Click(Sender: TObject);
  begin
    ClientesAtivos1.Checked := not ClientesAtivos1.Checked;
  end;

Com essa implementação, caso o ClientesAtivo1 esteja com sua propriedade Checked = True, a mesma será modificada para False e, ao clicar novamente, o efeito será o inverso.

Sugestão de conteúdo

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?