TMap NEXT - Revista Engenharia de Software Magazine 39

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O artigo apresenta, em linhas gerais, a metodologia de testes TMap – Test Management Approach – desenvolvida pela Sogeti através de anos de experiência trabalhando com Testes de Software.

De que se trata o artigo

O artigo apresenta, em linhas gerais, a metodologia de testes TMap – Test Management Approach – desenvolvida pela Sogeti através de anos de experiência trabalhando com Testes de Software. A metodologia vem sendo considerada por muitos um padrão de facto em todo o mundo.


Em que situação o tema é útil

Para empresas e profissionais que possuem interesse em implantar um processo de testes para rodar de forma integrada ao seu processo de desenvolvimento de software (qualquer que seja ele), baseando-se em uma metodologia madura e amplamente utilizada.

Resumo DevMan

O artigo proporcionará aos profissionais de testes, gerentes de projetos e gerentes de TI, conhecimentos dos quatro pilares do TMap Next, uma metodologia de testes dirigida ao negócio (BDTM – Business Driven Test Management) que possibilita ao cliente controle e visão total sobre as atividades de testes. O TMap possui um completo toolbox (técnicas e templates) de testes, além de descrever uma metodologia estruturada de testes que é totalmente adaptável aos processos de desenvolvimento.

Embora existam vários conceitos sobre testes, de uma forma ou outra, todas focam na comparação entre o objeto a ser testado e um padrão, por exemplo, a especificação do software. Com isso, é muito importante conhecer exatamente o que será testado (o objeto de teste), contra o que ele será comparado (a base para os testes), e como ele será testado (métodos e técnicas).

O conceito da International Standardisation Organisation (ISO) e International Electrotechnical Commission (IEC) apresenta claramente o aspecto comparativo dos testes: “Teste é uma operação técnica que consiste na constatação de que uma ou mais características de um dado produto, processo ou serviço está de acordo com um procedimento especificado”.

Sem rodeios, o objetivo principal dos testes é encontrar falhas, trazendo à tona a falta de qualidade. Descrevendo formalmente, seu objetivo é estabelecer a diferença entre o produto e seus requisitos previamente definidos. Outro conceito diz que seu objetivo é criar confiança no produto.

Outra definição envolve os riscos. Como os testes fornecem uma visão da qualidade, é possível extrair uma visão dos riscos que estão envolvidos em aceitar essa qualidade. De acordo com o TMap, “teste é um processo que provê uma visão, e também orientações sobre a qualidade e os riscos associados a ela”.

O TMap Test Management Approach – é uma metodologia de testes estruturados desenvolvida pela Sogeti (www.sogeti.com), empresa do grupo Capgemini (www.capgemi.com), através de anos de experiência trabalhando com clientes espalhados pelo globo. A metodologia vem sendo considerada por muitos um padrão de facto em todo o mundo, principalmente na Europa. E agora, chega ao Brasil. É uma metodologia de testes dirigida ao negócio, possibilitando ao cliente uma visão total e controle sobre as atividades de testes. Nesta metodologia, os riscos a serem cobertos pelos testes são identificados e, baseado no prazo e no orçamento existente, a intensidade dos testes é definida pelo cliente.

Os quatro pilares (TMap essentials) são listados abaixo. A Figura 1 mostra a logomarca da metodologia, que representa de forma gráfica estes pilares:

1. O TMap é baseado em uma metodologia de gerenciamento de testes dirigida ao negócio (BDTM – Business Driven Test Management);

2. O TMap descreve uma metodologia de testes estruturada (Structured test process);

3. O TMap contém uma “caixa de ferramentas” completa para superar os desafios dos testes (Complete tool box);

4. O TMap é uma metodologia de testes adaptável (Adaptive).

Figura 1. Os quatro pilares do TMap Next.

Histórico

O TMap existe, aproximadamente, há 16 anos. No entanto, em 1995, a Sogeti decidiu tornar sua metodologia de testes estruturados disponível para todos. Para isso, lançou o seu primeiro livro. Ele contém uma abordagem prática para uma estratégia de testes altamente produtiva dentro de um custo-benefício aceitável. Desde esse lançamento, o TMap se tornou um padrão para testes estruturados de software na indústria, tanto em setores públicos quanto privados, em vários países.

Deste então, uma série de livros relacionados à metodologia foi lançada, e em 1999, um padrão para avaliação da maturidade dos testes foi criado, o TPI - Test Process Improvement. É importante ressaltar que este modelo é independente da metodologia de testes utilizada, ou seja, pode ser aplicado em qualquer outra que não seja o TMap.

Pilares (TMap essentials)

A seguir, os quatro pilares do TMap serão apresentados: Business driven test management, Structured test process, complete tool box e Adaptive. Através deles, a metodologia provê respostas a perguntas do tipo o que testar, quando testar, como testar, onde testar, com o que testar e quem testar. Neste artigo, os quatro pilares serão apresentados.

Business Driven Test Management

Porque não testar todas as partes de um sistema da forma mais detalhada possível? Para essa pergunta, a resposta é bastante simples. As organizações possuem recursos limitados. Caso tivessem recursos ilimitados, este cenário ideal em relação aos testes seria possível. Entretanto, sabemos que tais organizações não existem. Sendo assim, algumas escolhas deverão ser feitas em relação ao que testar, e também sobre a profundidade (intensidade) dos testes, ou seja, testar minuciosamente, superficialmente ou em níveis intermediários.

Mas essas escolhas devem ser baseadas em quais fatores? O BDTM, abordagem adotada pelo TMap,"

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