Por que eu devo ler este artigo:Este artigo aborda a implementação da ferramenta de apoio Kanbanflow com a utilização da metodologia ágil Kanban, apresentando desde o conceito da metodologia, e os benefícios de implantá-la por meio da utilização da ferramenta.

A metodologia Kanban é muito bem vista para o gerenciamento de projetos de TI que já estão em andamento, pois se adapta facilmente a outras metodologias ágeis sem maiores problemas. Com o apoio da ferramenta Kanbanflow tudo se torna mais simples devido à facilidade da utilização da mesma para apoiar as diferentes áreas dentro de um projeto de TI.

Projetar um software é uma atividade complexa e muitas vezes insegura. Muitas empresas de TI ainda enfrentam dificuldades na hora de desenvolver projetos devido a imprevistos como prazos que ultrapassam o cronograma, crescimento exagerado dos custos e constantes mudanças na equipe de projeto.

Visando ganhos maiores em produtividade e um custo cada vez menor em seus projetos, as empresas de TI vêm buscando a implantação de metodologias ágeis de software que consigam lançar produtos no mercado com mais rapidez e obter um nível maior de satisfação e colaboração de seus clientes.

Faz-se necessário criar uma interação maior entre os indivíduos da equipe para facilitar a tomada de decisões dos gestores e minimizar as constantes mudanças que ocorrem no decorrer do projeto.

Para isso, uma ferramenta de apoio à metodologia ágil ajuda no desenvolvimento e no gerenciamento de projetos de software pois traz agilidade e confiabilidade durante todo projeto.

Este artigo tem como objetivo demonstrar as principais funcionalidades de uma ferramenta de apoio à metodologia ágil Kanban, a Kanbanflow.

Trata-se de uma ferramenta de auxílio ao gerenciamento da produtividade que possui uma versão gratuita completa, flexível e inserida em uma plataforma web, o que facilita a sua adaptação e personalização por todos que vão utilizá-la.

O intuito da ferramenta é de organizar e gerenciar as atividades por todos os envolvidos no projeto.

É inspirada no sistema Kanban desenvolvido pela Toyota que é muito utilizado em vários setores da indústria nos dias atuais e possui uma boa referência de mercado. De acordo com a metodologia utilizada, pode ser configurada conforme as reais necessidades do projeto.

O funcionamento é baseado na criação de quadros públicos ou privados, onde é efetuado o acompanhamento das tarefas colaborativas que fazem parte das principais etapas do projeto.

A ferramenta apoia toda a execução do projeto, desde a interação do time, passando pelos testes e desenvolvimento do software até o gerenciamento de riscos do projeto.

Apresenta também algumas funcionalidades interessantes como um cronômetro que utiliza a técnica do “Pomodoro” (BOX 1) para medir a produtividade das atividades, gráficos de resultados do trabalho exercido em tempo real e relatórios para auxiliar na medição dos resultados obtidos com a utilização da ferramenta e da metodologia Kanban.

BOX 1. Pomodoro Technique

De acordo com a técnica Pomodoro, o tempo gasto em cada tarefa tem que ser de 25 minutos, após esse tempo é efetuada uma pausa de três a cinco minutos e a cada quatro “Pomodoros” é efetuada uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos. Essa técnica visa avaliar a produtividade do responsável pela tarefa dando mais transparência aos pontos fracos para que os mesmos possam ser corrigidos.

Neste artigo, primeiramente, serão apresentados os conceitos e as características referentes à metodologia ágil Kanban e o que os idealizadores da metodologia aplicada ao desenvolvimento em projetos de software pensam sobre os benefícios da utilização do método.

Falaremos também sobre os benefícios da aplicação da metodologia como melhoria para interação dos times nas diversas etapas de um projeto de TI, como nos testes de software, no desenvolvimento do software e no gerenciamento dos riscos de um projeto.

Após demonstrar e avaliar os benefícios da metodologia Kanban, será feito o estudo da ferramenta Kanbanflow, onde serão descritas as principais características para a escolha da ferramenta e os principais pontos da versão gratuita, serão explicados os conceitos e características de cada funcionalidade desde a configuração até a utilização prática em um projeto.

Por fim, serão demonstradas as razões pela qual foi escolhida a ferramenta e os benefícios avaliados com a utilização da metodologia ágil Kanban em conjunto com a ferramenta em um projeto de TI.

Entendendo a metodologia Kanban

Gerenciar projetos de software é uma tarefa desafiadora, cercada de mudanças e incertezas ao longo de todo o processo. Mas como lidar com incertezas e resistências a mudanças e ao mesmo tempo estimular a participação entre os times?

David J Anderson, criador da metodologia Kanban, aplicado ao desenvolvimento de software responde essa pergunta: “Cheguei à conclusão de que temos de pensar uma maneira de introduzir ideias uma de cada vez na busca de pequenas e incrementais melhorias e, mais do que isso, estimular as pessoas para que cheguem com as ideias elas mesmas”.

David ensina que se deve resolver um problema ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo