Por que eu devo ler este artigo:Este artigo demonstrará conceitos básicos sobre o SPSS. O SPSS é um software proprietário de análises estatísticas e é utilizado por inúmeras organizações.

Na área educacional, por exemplo, é muito utilizado para analisar dados de avaliações em larga escala, mas pode ser utilizado para praticamente qualquer tipo de análise de dados, não somente educacional.

Neste contexto, será apresentado como integrar o SPSS ao SQL Server, de forma que as informações provenientes de sua análise sejam disponibilizadas para um número maior de usuários.
Autores:Jean Cristian Ferreira Machado e Elton de Freitas

A IBM categoriza o SPSS como software de Business Analytics, com ênfase para a análise de negócios. O SPSS possui várias Featured´s:

· IBM SPSS Data Collection – Obtém uma visão de atitudes, preferências e opiniões das pessoas;

· IBM SPSS Statistics – Realiza análise estatística avançada para compreender dados, identificar tendências e produzir previsões precisas;

· IBM SPSS Modeler – Identifica padrões e tendências nos dados estruturados e não estruturados, com uma interface visual intuitiva apoiado por análises avançadas;

· IBM Analytical Decision Management Sua função é entregar automaticamente o alto volume de dados para decisões otimizadas aos sistemas de linha de frente e tomadores de decisão;

· IBM SPSS Analytic Catalyst – Descobre automaticamente informações importantes e relações estatisticamente interessantes de grandes conjuntos de dados.

Neste artigo será utilizado o IBM SPSS Statistics para criar uma tabela nos moldes do próprio SPSS.

Dentro dessa tabela serão criados alguns campos, que serão populados com dados e depois serão exportados para o SQL Server por meio da própria ferramenta SPSS, seja por meio gráfico ou por meio de script que é uma opção avançada que permite agilizar os processos dentro do SPSS.

Introdução ao SPSS

O Statistical Package for Social Science (SPSS) é um software para análise estatística de dados, possui uma interface amigável, utilizando-se de menus e janelas de diálogo, que permite realizar cálculos complexos e visualizar seus resultados de forma clara e explicativa.

O mesmo pode ser baixado para fins de teste, desde que o usuário preencha o formulário de obtenção do IBM ID (veja a seção Links).

Após realizar a instalação do programa, vá até o menu iniciar do Windows – Todos os Programas – IBM SPSS. Ao iniciar o programa, aparece a tela inicial com as opções de abrir um arquivo já existente (banco de dados, sintaxe ou output), seguir o tutorial ou criar uma nova base de dados (Figura 1).

abrir imagem em nova janela

Figura 1. Tela inicial do IBM SPSS.

O SPSS possui diversas janelas onde os dados são manipulados ou visualizados, porém as mais utilizadas são:

· Data Editor – SPSS Data Editor: permite a entrada, modificação e visualização de vários conjuntos de dados. É no Data Editor que realiza-se várias operações como, criar tabela e inserir os dados.

Sua interface é muito parecida com o Excel, trabalha-se com os dados num modelo tabular de linhas e colunas e seus arquivos são salvos com a extensão (.sav). Veja a Figura 2;

abrir imagem em nova janel ...