5. Trabalhando com Exceptions

Nesse capítulo, veremos como criar e utilizar Exceptions em bancos de dados IB/FB. Uma Exception é um objeto do banco de dados utilizado para armazenar uma mensagem de erro. Essa Exception pode ser utilizada tanto por uma Stored Procedure como por uma Trigger. Normalmente, uma Exception é acionada quando uma exceção ou erro ocorre no banco de dados.

Para cada Exception criada, devemos informar um nome único e uma mensagem de erro. Através de Exceptions podemos tratar possíveis erros que possam vir a ocorrer dentro de Stored Procedure e Triggers. Como uma Exception é um objeto do banco de dados, podemos, além de criá-la, alterá-la ou excluí-la como qualquer outro objeto.

Criando Exceptions

Para criar uma Exception, utilizamos a instrução Create Exception:

 

CREATE EXCEPTION NOME_DAEXCECAO 'MENSAGEM_DA_EXCECAO';

 

A seguir, temos um exemplo de criação de uma Exception indicando que um determinado produto não pode ser excluído da tabela de produtos:

 

CREATE EXCEPTION PRODUTO_UTILIZADO 'Produto não pode ser excluído!';

Modificando Exceptions

Para modificar a mensagem de uma Exception, utilizamos a instrução Alter Exception:

 

ALTER EXCEPTION NOME_DA_EXCECAO 'NOVA_MENSAGEM';

 

Nota: Você pode apenas alterar a mensagem da exceção. Caso o nome tenha que ser alterado, então a Exception deve ser excluída e recriada com o novo nome.

Como o objeto Exception só permite a alteração de sua mensagem de exceção, podemos realizar essa alteração mesmo que outros objetos estejam utilizando-a. Veja abaixo um exemplo de alteração de uma Exception:

 

ALTER EXCEPTION PRODUTO_UTILIZADO 'O produto em questão não pode ser apagado!';

Apagando Exceptions

Para apagar uma Exception do banco de dados devemos utilizar a instrução Drop Exception. Veja a seguir, a sintaxe da instrução:

 

DROP EXCEPTION NOME_DA_EXCECAO;

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo