Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo:

Este artigo descreve as principais tarefas a serem seguidas na implementação de projetos de replicação de dados. Elenca as características e os pontos de atenção para evitar falhas no início e no decorrer do projeto, que por várias vezes pode nos apanhar de surpresa por não despendermos o tempo necessário ou darmos a devida atenção a essa análise. Também nesta linha, o artigo descreve a importância da documentação de ambientes de banco de dados bem como alguns exemplos das informações que são realmente interessantes para se documentar.

Em que situação o tema útil:

Este artigo pode ser útil na implementação de um projeto de replicação de dados uma vez que traz uma série de informações pertinentes a esse tipo de projeto. Também é útil como um checklist para garantir que os principais pontos do projeto estão sendo elencados e analisados.

Resumo DevMan

São descritas neste artigo as principais formas de replicação de dados bem como algumas ferramentas das principais tecnologias de mercado como: Oracle e SQL Server.

Cresce cada vez mais dentro das organizações a necessidade de garantir a alta disponibilidade das informações. Como a base de dados de qualquer empresa é seu bem mais precioso, é necessário garantir a alta disponibilidade, a performance no acesso aos dados e também a segurança dessas informações.

Podemos dizer que uma boa política de backup é suficiente para garantir a segurança dos dados em caso de desastre ou qualquer falha que possa ocorrer com as bases de dados, mas no mundo de hoje, competitivo e em desenvolvimento constante, só isso não basta, é preciso que os dados estejam disponíveis 100% do tempo.

As empresas precisam cada vez mais garantir a continuidade do negócio. Por mais que ocorra qualquer falha de sistema, as empresas não estão mais toleráveis a espera da restauração de uma base de dados ou de um sistema. Para uma empresa, um sistema parado é sinônimo de prejuízo. Imagine o Call Center de uma grande empresa com seu sistema parado por uma hora, onde são efetuadas milhares de vendas. Isso seria desastroso e com certeza significaria um prejuízo considerável.

Por esta e várias outras razões, para a grande maioria, não é aceitável tempo de espera para recuperação de falhas. Neste contexto, vamos entender como a Replicação de Dados pode nos ajudar a garantir a alta disponibilidade dos ambientes de bases de dados, a performance na manipulação e recuperação destes dados e também na segurança. Também vamos entender a importância de se manter uma documentação sobre os ambientes de Banco de Dados atualizada e com uma gama de informações importantes para ajudar na implantação de projetos de Replicação de Dados.

Replicação de Dados

A Replicação de Dados nos permite configurar e/ou desenvolver a distribuição de dados entre ambientes homogêneos ou heterogêneos, ou seja, nos permite distribuir informações a partir de uma base de dados em um servidor de origem, para uma ou várias bases de dados em outros servidores de destino. As instâncias e suas bases de dados, nos servidores de origem e destino, podem estar executando sobre SGBDs (Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados) distintos, isso não é um limitador para que seja desenvolvida e configurada a Replicação de Dados. Podemos por exemplo: ter no servidor de origem, uma instância do SQL Server sendo executada e no servidor de destino, para onde serão replicados os dados, uma instância Oracle.

Na replicação temos controle absoluto de como e quando ela ocorrerá, uma vez que tudo isso é definido na sua implementação e configuração. Mas a replicação não nos permite simplesmente distribuir os dados, também podemos, em um estágio da replicação, configurar a transformação destes dados para em seguida distribuí-los entre os servidores de destino, por exemplo: uma empresa possui dois sistemas distintos e um deles está substituindo o outro, entretanto, os dois precisam permanecer no ar até que o sistema legado seja completamente desativado. Esses sistemas possuem bases de dados diferentes e a forma de armazenamento dos dados também são diferentes. Então, podemos configurar a replicação de dados com um nível de transformação destes dados antes de serem distribuídos para a base de dados do novo sistema. Por esta razão os sistemas de replicação de dados também são utilizados em larga escala como recurso de ETL - Extract Transform Load(Extração Transformação Carga), considerada uma das fases mais críticas em projetos de Data Warehouse.

Podemos projetar a replicação de dados de forma a atender as necessidades de uma ampla variedade de ambientes. A arquitetura da Replicação de Dados é dividida em uma série de análises, configurações, procedimentos e componentes distintos. Cada nível pode ser personalizado de forma a atender uma situação particular da replicação. A partir de agora discutiremos alguns itens da arquitetura da replicação.

Componentes de Replicação

São os componentes envolvidos em todo contexto, tais como: Estrutura de Rede, Links, Servidores e Bancos de Dados utilizados na replicação, tanto do lado da origem como do lado de destino dos dados. Antes de iniciar o projeto de replicação, é preciso conhecer os principais componentes deste processo, como eles interagem, quais são esses componentes, seus dados, etc. Em seguida vamos descrever os principais componentes de replicação.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo