Tutorial IB Expert – Parte 01 - Introdução

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Neste tutorial vamos conhecer alguns dos principais recursos do aplicativo IB Expert, segundo minha concepção. É um tutorial bem ilustrado com com informações claras e direcionadas a um publico leigo. Serão abordados assuntos como criação de ban

Olá! Após ler sobre a dúvida de um usuário em um FORUM, que necessitava realizar algumas alterações em seu banco de dados firebird e não tinha conhecimento suficiente para trabalhar com o IB Expert, que é uma das melhores ferramentas para gerenciar este tipo de base de dados, resolvi criar este tutorial sobre esta ferramenta, ilustrando aquelas que acredito ser suas principais rotinas.

 

Primeiramente efetue o download do aplicativo clicando aqui!


A instalação deste aplicativo é bem simples e não requer maiores explicações. Mas lembro que para usar o mesmo se faz necessário ter instalado no micro a ferramenta de banco de dados do Interbase ou do Firebird.

 

Ao entrar pela primeira vez no IB Expert, será exibido algumas janelas com notificações diversas, que poderão ser fechadas ate que se cheque na tela inicial.




Agora vamos criar um banco de dados. Para isso clique na opção Database do menu principal e na seqüência clique em Create Database, conforme figura abaixo.




Na janela que se abre vamos preencher os seguintes dados:

  • No campo Server deverá ser informado se o banco de dados será local ou em um servidor da rede de dados. Caso seja selecionado a opção remote, deverá ser também informado o Server Name que é o nome do servidor e Protocol que é o tipo de conexão com o mesmo (TCP/IP, NETBeui ou SPX).
  • No campo Database, deverá ser informado o path (caminho) onde será criado o arquivo.
  • Já no campo Client Library File deverá ser indicado a DLL de conexão, onde é usado a gds32.dll para banco de dados do Interbase e fbclient.dll para banco de dados Firebird.
  • Nos campos Username e Password deverá ser preenchido respectivamente com “SYSDBA” e “masterkey” que é o usuário padrão do Firebird.
  • Em Page Size, que é a informação do tamanho da paginação do banco de dados, já vem como padrão o tamanho máximo, e não há necessidade de ser alterado.
  • No campo Charset, deverá ser definido a codificação do banco. Eu normalmente uso a opção ISO8859_1.
  • Em SQL Dialect deixe o padrão Dialect 3. Você poderá encontrar maiores informações Clicando aqui.

 

Deixando marcado a opção Register Database After Creating, a janela para registrar o banco no aplicativo aparecerá na seqüência. Confira na figura abaixo:




Como já informamos as principais características do banco no momenta da criação, na janela para registro apenas iremos informar a versão do Firebird no campo Server Version e o Database Alias, que é o nome de identificação na janela lateral do IB Expert




Feito isso clique no botão Register, para concluirmos a criação de nosso banco de dados.

 

Agora podemos criar as tabelas, domínios, procedures, triggers, sequency’s, ou seja, toda estrutura no nosso banco.

Observação: Mesmo com todos os recursos do IB Expert, que facilitam muito a vida dos desenvolvedores, é extremamente necessário ter um bom conhecimento sobre SQL. Caso não tenha este conhecimento te aconselho a baixar uma boa apostila, que é encontrado na internet, e efetuar os estudos.

 

Para se criar/alterar/excluir itens da estrutura do banco de dados pelo IB Expert, você poderá usar dois métodos:

O primeiro é clicando com o botão da direita do mouse em cima do que deseja trabalhar que será exibido num menu popup, as opções disponíveis. Veja figura ilustrativa.




Por este método o próprio IB Expert gera a DDL do banco de dados.

 

E o outro método é digitando a DDL do banco diretamente, Para isso tem pode se usar o editor de SQL que será encontrado através do menu principal Tools -> SQL Editor, ou apenas teclando F12.




Nesta primeira parte do tutorial, venho apenas mostrar a base do funcionamento do IB Expert. Desde já deixo claro que o mesmo não tem por objetivo ensinar sobre SQL e sim ilustrar alguns dos diversos recursos desta magnífica ferramenta para gerenciamento de banco de dados. Já nos próximos tutoriais estarei mostrando estes recursos.

 

                                                                                                                     Próximo


 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?