O procedimento para efetuar o Backup e Restore no IBExpert é muito simples. Para realizar a cópia de segurança, Acesse no Menu principal a opção Services -> Backup Database, e na janela que se abre informe os seguintes dados:

  1. Em Select Database, selecione o banco de dados para o qual deseja efetuar a copia de segurança.
  2. Na Grade abaixo, já aparece os dados padrão do arquivo a ser gerado. Caso ache necessário poderá ser alterado.
  3. Logo abaixo há uma serie de opções que podem ser deixadas como padrão.
  4. Em Format, Deixe selecionada a opção Transportable, que indicará que o backup poderá ser transportado.

A opção Output, serve para indicar a forma que será visualizada o procedimento de criação do arquivo de backup. Não é necessário alterar.

Figura 1

Clique no botão Start Backup, e aguarde a conclusão da cópia de segurança.

Para realizar a restauração da copia de segurança, também não há segredo. Basta selecionar no menu principal a opção Services-> Restore Database, e siga os seguintes passos:

  1. Selecione em Restore Into, o banco de dados que de destino onde será restaurado os dados. Poderá ser em um banco existente ou em um novo banco de dados.
  2. Em Select Database, informe o caminho do banco de dados a ser restaurado.
  3. Ao clicar na grade abaixo, na direita da grade você irá visualizar um botão “...”, onde clicando abrirá uma janela para selecionar o arquivo de backup, para efetuar a restauração.
  4. Abaixo da grade há uma série de opções. Deixa como esta e selecione apenas em Page Size o tamanho da paginação do banco. Eu recomendo que selecione em 16384.
  5. Em Client Library File use gds32.dll para banco de dados do Interbase e fbclient.dll para banco de dados do Firebird.
  6. Clique em Start Restore, para iniciar a restauração do arquivo. Aguarde o termino.
Figura 2