Este procedimento é muito importante para detectarmos possíveis alterações não repassadas em um determinado banco de dados. O objetivo desta funcionalidade, como o próprio nome diz, é realizar uma comparação entre dois bancos de dados. Vou exemplificar:

Vamos supor que você tem um banco de dados instalado em determinado micro que está desatualizado, e você não têm certeza quais atualizações não foram repassadas. Você poderá pegar uma cópia que você tenha que esteja atualizada e realizar uma comparação entre os dois bancos para descobrir o que precisar ser atualizado. Esta própria função realizará à atualização que você indicar.

 

Para acessar esta função acesse no menu principal a opção Tools -> Database Comparer, e será exibido uma tela como mostra na figura abaixo.

img

  • Em Source Database / Script, será selecionado o banco de dados que esta atualizado. Este será a fonte de dados para a comparação;
  • Em Target database / Script, será informado o banco de dados a ser atualizado. È o destino dos dados;

Observe que você terá duas opção para selecionar estas fontes de dados através dos botões img, onde um seleciona o script para comparação e o outro seleciona o banco de dados registrado no aplicativo.

 

  • No campo Server version, será selecionado a versão do banco de dados que esta sendo trabalhado;
  • Em Objects to compare, deve-se selecionar os item para o qual se deseja efetuar a comparação entre os bancos de dados. Por padrão vem todos os itens selecionados, mas você poderá por exemplo realizar a comparação apenas das tabelas e dos índices.

 

Informado estes dados, basta clicar no botão img localizado no topo da tela, para iniciar a comparação. Ao concluir esta comparação será aberta uma nova janela onde poderá ser selecionada as alterações que se deseja realizar. Veja exemplo abaixo:


img

Note que a esquerda da janela é destacado os itens onde foram localizados as divergências.

 

Selecione o deseja alterar e clique no botão img localizado no topo da janela para iniciar as alterações.

 

Atenção: É extremamente aconselhável realizar o backup de segurança antes de realizar este procedimento.

 

Anterior                                                                 Próximo