Do que trata o artigo

Este artigo mostrará ao leitor como integrar tecnologias para utilização da rede social Twitter. Através do exemplo criado o leitor criará um sistema de envio de mensagem com foto ao Twitter e recuperando o nome da foto através do serviço do twitpic.com usando para isso as tecnologias Ajax com jQuery e PHP.

Para que serve

Através do projeto criado, o desenvolvedor terá condições de implantar em seus sistemas Web recursos de integração com o Twitter, como por exemplo, ao cadastrar um produto enviar uma mensagem e uma foto do mesmo para todos os seus seguidores.

Em que situação o tema é útil

Este assunto é útil em situações onde o desenvolvedor deseja facilitar a vida de seu usuário trazendo para dentro de seu próprio sistema a comunicação com a API do Twitter, por exemplo, uma loja que ao cadastrar um novo produto em seu site já tenha a possibilidade de enviar uma foto ao Twitpic e uma mensagem para todos os seus seguidores conhecerem este novo produto.

Resumo do DevMan

Vamos aprender a utilizar a biblioteca jQuery e seus recursos de Ajax. Através de um exemplo prático, vamos aprender a criar a página HTML básica e através de JavaScript e PHP criaremos todos os comportamentos necessários para que nossa página realize o envio de uma imagem, via Post, para a API do Twitpic, enviando a imagem e uma mensagem para todos os seguidores do usuário do sistema.

Dificilmente encontramos algum internauta que não faça parte de alguma rede social. Um fenômeno que tomou conta a nível global e vem se difundindo cada vez com maior intensidade. As redes sociais tornaram-se um mecanismo de comunicação muito valioso para qualquer pessoa e ainda de forma bastante intensa com o meio empresarial.

Diariamente pequenas e grandes empresas, sempre tão distantes de seu consumidor, importam-se cada vez mais com este meio de comunicação, visto que, uma simples opinião pode pôr abaixo todo um planejamento de marketing ou ainda um produto, mas em contra partida, pode ser um canal de comunicação valioso, ajudando a difusão de informações, campanhas e interação com seus clientes.

Uma das redes sociais que mais tem tido destaque atualmente é o Twitter. Esta rede social com seus 140 caracteres tomou conta de uma fatia muito grande de internautas interessados em informações rápidas e instantâneas. Mas, esta rede social vai muito além, possibilitando aos usuários uma comunicação sem igual com seus ídolos, empresas e ainda seus amigos. Mensagens das mais variadas correm em sua tela podendo ser elas até uma nova vaga de emprego ou um produto com um valor de ocasião, ou você não se interessa quando o alto-falante do supermercado anuncia uma promoção relâmpago?

Esta é uma nova realidade e devemos estar preparados. Podemos proporcionar aos usuários de nossos sistemas algumas facilidades quanto a estes serviços, sendo que, praticamente todos eles, disponibilizam aos desenvolvedores as suas APIs (Application Programming Interface) onde é possível que seu sistema e a rede social em questão se comuniquem.

Estes serviços são, em linhas gerais, gratuitos e de fácil utilização. Através de poucas linhas conseguimos uma comunicação satisfatória de nossa página com o serviço do Twitpic por exemplo. Este serviço possibilita ao internauta o envio de fotos e ainda envio de mensagens aos seus seguidores, de forma gratuita e relativamente simples, bastando que você possua uma conta no Twitter.

A biblioteca jQuery

Escrever código em JavaScript não é uma das tarefas mais fáceis que podemos executar. A incompatibilidade entre Browsers ou ainda a forma como cada um interpreta o código também é conhecida, ou seja, um código que escrevemos e funciona no Firefox pode vir a não funcionar no Internet Explorer, e vice versa. Neste contexto nascem as bibliotecas. Estes elementos são arquivos contendo códigos já prontos que visam facilitar e trazer recursos mais eficientes e ainda fazer com que tenhamos de digitar menos e obter mais resultados. jQuery nada mais é do que uma dessas bibliotecas.

A biblioteca jQuery (ou Projeto jQuery) foi inicialmente desenvolvida por John Resig e teve sua primeira versão disponibilizada em agosto de 2005, onde contemplava uma pequena gama de recursos. A ideologia por trás deste projeto é facilitar o desenvolvimento de scripts utilizando JavaScript e ainda facilitar a resolução de problemas relacionados a diferenças entre Browsers (Cross Browser). A simplicidade e sua curva de aprendizado são bastante relevantes na utilização desta biblioteca, pois, para quem já possui uma base de JavaScript, não precisará de muito tempo até se adaptar e entender seus conceitos.

O termo Ajax, para muitos, pode ser encarado como um enorme problema. Este é sem dúvida uma das grandes facilidades trazidas pela biblioteca jQuery, onde com poucas linhas de código e métodos prontos, podemos invocar recursos avançados e obter resultados bastante confiáveis.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo