De que se trata o artigo:

Esse artigo é parte da série de entrevistas exclusivas realizadas no JavaOne 2009, abordando os temas Java EE 6 e EJB 3.1 em entrevista exclusiva concedida por Reza Rahman, autor do consagrado livro EJB 3 em Ação, membro dos Expert Groups de Java EE 6 e EJB 3.1, e consultor independente com especialidade em arquitetura Java EE nas áreas metropolitanas de Nova Iorque e Filadélfia.


Para que serve:

Serve para acompanhar os passos que estão sendo dados pelo JCP (Java Community Process) nas JSRs (Java Specification Requests) referentes à Java EE 6 e EJB 3.1, trazendo a visão de um representante da comunidade.


Em que situação o tema é útil:

Java EE 6 ainda não é realidade na maioria das empresas, para não arriscar dizer em nenhuma empresa, visto que a especificação ainda não está completa. No entanto, essa entrevista está sendo publicada para compartilhar assuntos abordados no JavaOne 2009, trazendo informação de qualidade para os profissionais de vanguarda.

Um bate papo sobre Java EE 6 e EJB 3.1:

Conversamos com Reza Rahman sobre as principais novidades da Java EE 6 e EJB 3.1 e outros assuntos polêmicos, como: Web Profile, EJB Lite, Global JNDI Name, questões relacionadas à aquisição da Sun pela Oracle, Java Community Process e muito mais.

O que esperar da Java EE 6 e EJB 3.1 em entrevista exclusiva com Reza Rahman

Essa entrevista é parte do projeto JavaOne 2009, realizado na parceria entre a Globalcode e a Java Magazine, repetindo o sucesso da série JavaOne 2008, através da qual compartilhamos com a comunidade Brasileira grande parte dos melhores momentos do evento, onde tivemos a oportunidade de conversar pessoalmente e exclusivamente com diversos RockStars da comunidade Java.

Conforme o ditado popular “na prática a teoria é outra”, temos publicado em conjunto com diversos colaboradores/instrutores da Globalcode os artigos técnicos que abordam em detalhes as tecnologias discutidas nas entrevistas.

Para conhecer o EJB 3.1 leia o artigo “Enterprise Java Beans 3.1” de Giulian Dalton Luz, também publicado nesta Edição.

Quem é Reza Rahman?

Reza Rahman é consultor independente e participa dos expert groups das JSRs relativas à Java EE 6 e EJB 3.1, é autor do livro “EJB 3 em ação” e colaborador freqüente do portal especializado em tecnologias corporativas The Server Side.

Q1. Como você se envolveu nesses Expert Groups? Muitas pessoas sonham em serem membros de um grupo assim, então como foi que você, como um consultor independente, se envolveu, foi aprovado, conseguiu essa participação?

Na verdade, a forma como entrei para o grupo foi, é claro, através de uma inscrição oficial onde eu dizia: “ok, vocês sabem, isso é o que tenho a oferecer como autor do EJB3 em Ação e como consultor independente, e este é o ponto de vista de alguém que não é um vendedor”, mas a verdade é que o motivo provavelmente pelo qual eu fui aceito é porque as pessoas que faziam a seleção para o Expert Group já sabiam quem eu era, já me conheciam individualmente.

O que eu aconselharia para as pessoas interessadas em fazer parte de um Expert Group é de realmente terem certeza que estão interessados no que aquele grupo está fazendo, e de se perguntarem: “vamos realmente adicionar valor ao Expert Group?” e então submeter o nome para participar do grupo.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo