No recente cenário corporativo, onde cada vez mais empresas buscam soluções de software para aperfeiçoar seus processos e principalmente reduzir seus custos de produção. Para adaptar-se a essa necessidade as empresas de desenvolvimentos (soft house) estão buscando diversas soluções de entregar seus produtos em um menor tempo e com uma maior qualidade. Uma dessas soluções de desenvolvimento ágil que está em alta é o SCRUM.


A palavra “Scrum”, não tem tradução para o português, Scrum é uma jogada do Rugby onde todo o time se reúne em uma única jogada com um único objetivo.

Já aplicada a projetos existe um grande debate sobre o que realmente é o SCRUM, alguns dizem que é uma metodologia outros que é um modelo, porém a Scrum Alliance, organização sem fins lucrativos que regulamenta o Scrum e suas certificações, clássica ele com um Framework que baseou-se no manifesto ágil, e quando utilizado de em sua essência promove uma maior produtividade, visibilidade e flexibilidade na entrega do produto.

Apesar de o Scrum ser muito utilizado no setor de TI, devido a sua flexibilidade ele pode ser aplicado em diversos seguimentos como Marketing, Logística Militar, Projetos de Negócios, etc.

Porque o ele pode transformar sua equipe em uma equipe de alto desempenho? Porque funciona de forma, iterativa e incremental com o objetivo de entregar um produto funcional ao final de cada iteração.

Devido a essa flexibilidade, visibilidade e produtividade o Scrum vem sendo a ferramenta ideal para empresas que tem como seus principais colaboradores a geração Y.




Imagem: Scrum Alliance



PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS


     - Trabalhar de forma iterativa e incremental;
     - Equipes multidisciplinares e auto gerenciáveis;
     - Foco na prioridade, equipe sempre precisa as prioridades do cliente.
     - Ser objetivo, possuir metas claras e atingíveis, por iteração.
     - Clara visibilidade do que está completo e as pendências.
     - Sempre entregando novas funcionalidades ao cliente para que possa validar, aumentando assim o ROI(Return on investment).
     - Promover uma maior flexibilidade, permitindo rever o planejado e adaptar a direção do projeto para as próximas iterações.


VALORES


     - Valorizar mais os Indivíduos e interações do que os processos e ferramentas.
     - Valorizar funcionalidades completas mais que documentação abrangente.
     - Valorizar a colaboração do cliente mais que negociação de contrato.
     - Responder as mudanças mais que seguir um plano.



PAPEIS


Product Owner é o responsável pelo ROI (Return on investment), por traduzir as necessidades do cliente para o time de desenvolvimento, priorizando e definindo o Product Backlog, sempre de olho na visão da empresa.

Time é a equipe multidisciplinar que vai atuar efetivamente no projeto. Composta de 5 a 9 participantes.

Scrum Master é responsável por garantir a perfeita utilização do Scrum pelos participantes do projeto, removendo as possíveis.

ARTEFATOS

Visão (View) é aonde queremos chegar com esse produto, porque precisamos dele, qual o nosso objetivo, qual nosso real propósito? Depois da visão definida passamos para a definição do nosso Product Backlog.

Product Backlog é uma lista de tarefas e suas prioridades, como também de resultados esperados para o projeto e suas características.

Sprint backlog é o conjunto de tarefas retiradas a partir do Product Backlog que a equipe se compromete a completar em um sprint.

Gráfico Burndown é um gráfico para que a todos os envolvidos (stackholders) no projeto possa acompanhar o andamento das atividades. Algumas empresas se utilizam de dois gráficos um para o sprint atual e outro para o projeto total.


PLANEJAMENTO


Sprint Planning - reunião de planejamento do sprint onde a equipe se reúne com o Product Owner para escolher um conjunto de tarefas para entregar no próximo Sprint, definindo assim o Sprint Backlog.

Daily Scrum - reunião de a equipe faz diariamente para compartilhar suas dificuldades e sucessos, as dificuldades apresentadas devem ser resolvidas pela própria equipe ou com a ajuda do Scrum Master. Essas reuniões devem ser o mais objetiva possível e não devem ter duração maiores que 15 minutos.

Sprint review – onde a equipe deverá demonstra o Product Owner o que foi concluído durante o Sprint.
Retrospective: reunião de retrospectiva onde a equipe procura formas de melhorar o produto e o processo.


UTILIZAÇÃO


Agora você deve está pensando se o Scrum é tão bom vamos utiliza-lo em tudo. Na realidade podemos sim utiliza-lo em praticamente todos os nossos projetos, mais se você tiver uma equipe que não é dinâmica e não é participativa, talvez o Scrum não seja a ferramenta mais adequada.


Apesar de todos os recursos que o Scrum oferece para você gerenciar seus projetos, cada projeto deve ser tratado como um projeto único e as metodologias e ferramentas utilizadas devem refletir sua real necessidade.


 sds,


Rafael Pinheiro