UPXFrontEnd

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Conheça a ferramenta UPX FrontEnd, no artigo de Everson Volaco.

 

Utilizando a ferramenta UPXFrontEnd para comprimir o tamanho de suas aplicações

Neste artigo veremos como utilizar a ferramenta UPXFrontEnd para comprimir o tamanho do executável de nossas aplicações. A sigla UPX significa Ultimate Packer for eXecutables. UPX é uma ferramenta para compressão de executáveis (EXEs), DLLs e OCXs, onde consegue chegar a reduzir em até 70% o tamanho do arquivo. A ferramenta UPX está na versão 1.25 (até a data de fechamento deste artigo) e possui versões para Windows e Linux. Você pode fazer o download gratuito a partir do site oficial do UPX em http://upx.sourceforge.net/. O UPXFrontEnd é uma ferramenta gratuita que possui uma interface gráfica para manipulação do UPX totalmente em português. Algumas das vantagens de utilizar o UPXFrontEnd ao invés do UPX diretamente é a possibilidade de definir e guardar seus parâmetros para a compressão de forma visual e definir a opção de Compressão via UPXFrontEnd para aparecer no menu de contexto do Windows ao selecionar um arquivo para comprimir. Veremos estas vantagens no decorrer do artigo.

 

Nota. Você pode baixar o UPXFrontEnd a partir do site

http://www.codex.com.br/software/software.asp. Após baixar o arquivo upxfe.zip basta descompactá-lo e clicar sobre o arquivo setup.exe para instalar.

Utilizando o UPXFrontEnd 

Como o próprio nome diz o UPXFrontEnd nada mais é que uma interface gráfica para manipulação do UPX. Após configurar as opções na tela o FrontEnd envia uma linha de comando passando os parâmetros para a execução da compressão pelo UPX. Este processo é transparente para o usuário do UPXFrontEnd. A ferramenta UPX faz a compressão do arquivo adicionando dentro dele um código em assembler, onde, quando o arquivo é executado este código roda e faz a descompressão do mesmo. Você pode iniciar o UPXFrontEnd a partir do menu iniciar/UPXFrontEnd, através do menu de contexto do explorer (desde que a opção de integração esteja ativada) e arrastando o arquivo a ser comprimido para cima do campo Arquivo da janela principal do UPXFrontEnd.

 

Nota. No menu iniciar junto com o atalho para o programa UPXFrontEnd há uma atalho Instruções para o arquivo chm de ajuda que acompanha a ferramenta.

Veja a tela principal do UPXFrontEnd na Figura 1.

 

 Figura 1. Tela inicial da ferramenta de compressão de executáveis UPXFrontEnd.

A janela principal do UPXFrontEnd divide-se em duas seções: “Info Sobre  o Arquivo” e “Opções de Compressão”. Clicando sobre o botão “Abrir Arquivo”  podemos selecionar o arquivo que será comprimido. No campo Arquivo é mostrado o caminho completo do arquivo selecionado, enquanto que no campo Status é mostrado se o arquivo já foi, ou não, comprimido. Caso seja selecionado um arquivo que já tenha sido comprimido pelo UPX, serão mostradas as informações deste arquivo nos campos Tipo (tipo do arquivo), Tam. Original (tamanho antes da compressão), Tam. Comprimido (tamanho após a compressão) e Ratio (taxa de compressão em %).Na seção “Opções de Compressão” é possível configurar diversos parâmetros para compressão do arquivo selecionado. As principais opções são:

- Compressão: Nível de compressão a ser aplicado no arquivo selecionado. A escala vai de 1 a 10, sendo que quanto mais alto o nível mais lento o processo de compressão. O nível 7 é o mais aconselhável caso a questão “Velocidade” precise ser considerada.

- Criar Backup: Está opção da aba Extras vem marcada por padrão. Você pode escolher a extensão do arquivo de backup a ser gerado. O padrão é .bkp. Caso está opção esteja selecionada, o UPXFrontEnd fará uma cópia do arquivo original com a extensão escolhida antes de fazer o processo de compressão.

 

Nota. É extremamente recomendado que está opção de backup seja selecionada, pois em alguns casos, dependendo das opções configuradas, o arquivo comprimido pode deixar de funcionar.

 

- Adicionar ‘Comprimir com UPX' ao menu de contexto do Explorer: Está opção presente na aba UPX possibilita que façamos a integração do UPXFrontEnd com o Windows, onde aparecerá um item (Comprime com UPX) no menu de contexto do windows explorer quando clicarmos com o botão direito do mouse sobre um arquivo compatível com as extensões suportadas pelo UPX.Após selecionar o arquivo a ser comprimido e configurar os parâmetros para compressão, basta clicar sobre o botão Comprimir  para executar o aplicativo UPX. Veja na Figura 2 um exemplo de compressão de uma aplicação Delphi usando o UPXFrontEnd.

 

Figura 2. Comprimindo um arquivo executável Delphi com UPXFrontEnd.

Repare que na figura acima selecionamos um executável Delphi de 2.161 kb. Após a compressão o tamanho do arquivo caiu para 629 kb (usando compressão nível 7).

Conclusões

Vimos neste artigo que a utilização do UPX/UPXFrontEnd pode ser bastante interessante para que possamos reduzir o tamanho dos executáveis de nossas aplicações. Entre as vantagens de utilizar esse processo de compressão está a diminuição do arquivo de instalação da aplicação, como também para aplicativos que são disponibilizados na internet para download.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?