Motivação

A utilização de cache em aplicações web tem se tornado uma prática cada dia mais comum, pois auxilia na garantia de melhor performance e economia dos recursos do servidor. Esse tipo de solução funciona da seguinte forma: após a primeira requisição, os dados retornados pelo servidor são armazenados em um mecanismo auxiliar; a partir daí, novas requisições ao mesmo recurso serão respondidas com os dados armazenados (em cache), evitando que um novo processamento seja realizado para retornar a resposta adequada. Após um determinado tempo, uma nova requisição é feita ao servidor, atualizando os dados em cache por mais um período.

Para auxiliar na implementação desse tipo de funcionalidade, existem no mercado diversos serviços pagos, como Akamai e Edgecast, que armazenam os nossos dados por um período de tempo em uma CDN (Content Delivery Network). Quando o tempo de cache é expirado, eles acessam os nossos dados novamente para atualizar o cache. Assim, eles conseguem diminuir as requisições à nossa aplicação, respondendo com um valor padrão durante certos períodos. Porém, apesar de serem excelentes soluções, o custo desses serviços muitas vezes não é suportado pelos projetos que necessitam de um mecanismo de cache.

Uma solução de baixo custo, então, é a implementação do cache na própria aplicação utilizando bibliotecas com essa finalidade. Para os projetos desenvolvidos em ASP.NET, por exemplo, podemos utilizar a biblioteca Strathweb.CacheOutput.WebApi2. Para compreender seu uso, veremos nesse artigo um exemplo de uso em uma aplicação Web API.

Button Saiba mais sobre o ASP.NET Web API

Passo 1: Criar o projeto

O primeiro passo aqui será a criação de um novo projeto. Para isso, vá em File > New > Project e na categoria Web, selecione ASP .NET Web Application. Na tela seguinte, escolha o template Web API e clique em OK.

Quando o projeto for criado, clique com o botão direito sobre ele e adicione um novo controller utilizando o template Web API 2 Controller - Empty, que nesse exemplo será chamado de HorarioController.

Agora, precisamos importar a biblioteca Strathweb.CacheOutput.WebApi2 para o nosso projeto. Isso pode ser feito executando o seguinte comando na aba Package Manager Console (console do NuGet) do Visual Studio:

Install-Package Strathweb.CacheOutput.WebApi2

Passo 2: Configurar o cache

O próximo passo será a configuração do cache, que nesse caso atuará em um método Get() que retorna apenas um valor DateTime com a data e hora atuais. A Listagem 1 demonstra essa implementação.


  01 using System;
  02 using System.Web.Http;
  03 using WebApi.OutputCache.V2;
  04
  05 namespace WebApiCache.Controllers
  06{
  07   public class HorarioController : ApiController
  08    {
  09        [CacheOutput(ServerTimeSpan = 120)]
  10        string Get()  { return DateTime.Now.ToString();  }
  11    }
  12}
  
Listagem 1. CacheOutput

Linha 03: Adicionamos o namespace WebApi.OutputCache;

Linha 09: Configuramos o cache desse método para manter os dados durante 120 segundos antes de obter novamente os dados atualizados.

Com essa implementação, após o primeiro usuário executar uma requisição a esse método, ele e os próximos irão receber um conteúdo mantido em cache por um período de dois minutos. Encerrado esse tempo, nossa aplicação irá renovar os dados, retornando novamente a hora atual.

A Figura 1 demonstra o resultado de uma chamada a esse método, comparando o seu retorno com o relógio do servidor no qual o projeto foi publicado.

Retorno da requisição
Figura 1. Retorno da requisição

Perceba que a hora retornada pelo serviço não é igual à hora atual do computador, pois esse valor só será atualizado dois minutos após a primeira chamada.

Seguindo essa ideia, podemos implementar soluções mais complexas, que de fato contribuirão para a melhoria de performance do nosso projeto, diminuindo o número de requisições que poderiam gerar lentidão.


Confira e compartilhe experiências e dicas com a comunidade DevMedia ;)