Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 25. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

JavaScript jQuery, e utilizaremos desses conceitos para integrar a aplicação com o Google Maps.

 


Para que serve:

jQuery é uma poderosa biblioteca JavaScript criada para simplificar a criação de efeitos visuais e de interatividade em websites.

 


Em que situação o tema é útil:

Neste artigo iremos focar em localização geográfica, ou seja, naqueles serviços que trabalham com mapas, mais especificamente com o Google Maps. Com a localização geográfica podemos rapidamente encontrar lojas, bancos, casas, ruas e até mesmo pessoas. Mas por que isso é importante? Simples! Nada melhor do que acessar um serviço que possibilite a você encontrar rapidamente o que você deseja sem ficar muito tempo “navegando sem bússola” na Web. Este tem sido o objetivo principal de vários serviços na Web.

 

 

 

Quantas vezes você acessou um website e disse: “Isto poderia ser exatamente o que eu estava querendo... se...”.

Se você pudesse pegar o endereço daquele restaurante e plotá-lo em um mapa. E se você quisesse colocar todas as suas informações, tais como e-mail, documentos, fotos, resultados de pesquisas, seus mapas e suas apresentações em um único local para trabalhar juntos mais facilmente? E por que não?

Vários serviços que agregam valor a estas informações foram surgindo: redes sociais, tais como Orkut, Facebook, Last.fm dentre outros, streaming de vídeo, mapas, blogs, fotologs, e poderíamos citar várias outras aplicações que estão presentes na Web.

No entanto, neste artigo, iremos focar em localização geográfica, ou seja, naqueles serviços que trabalham com mapas, mais especificamente com o Google Maps. Com a localização geográfica podemos rapidamente encontrar lojas, bancos, casas, ruas e até mesmo pessoas. Mas por que isso é importante? Simples! Nada melhor do que acessar um serviço que possibilite a você encontrar rapidamente o que você deseja sem ficar muito tempo “navegando sem bússola” na Web. Este tem sido o objetivo principal de vários serviços na Web.

Com este artigo iremos desenvolver uma aplicação simples onde a partir de dois endereços informados é montada uma URL para acesso à rota no Google Maps, e a partir dessa aplicação você poderá derivar várias outras aplicações, tais como indicar rotas de transporte de mercadorias entre fornecedor e clientes ou serviços de delivery (ex: entrega de pizza). Para entendermos e acompanharmos a construção desta aplicação, é necessário somente conhecimentos em HTML e JavaScript. Serão discutidos conceitos básicos da biblioteca JavaScript jQuery, e utilizaremos desses conceitos para integrar a aplicação com o Google Maps.

Num primeiro momento falaremos sobre o jQuery, o motivo de ter surgido e ganhado espaço no ambiente de desenvolvimento web, assim como suas principais características. Seguindo, mostraremos como o Google Maps pode ser utilizado por uma aplicação. E então, construiremos passo-a-passo o nosso serviço.

JavaScript e a biblioteca jQuery “Write less. Do more

Considerada uma linguagem de brinquedo por sérios desenvolvedores web por um bom tempo, JavaScript tem ganhado importância com o resultado de avanços com a tecnologia AJAX e com Rich Internet Applications (RIA – ver Nota DevMan 1). A linguagem JavaScript tem sido forçada a crescer rapidamente, e com isso desenvolvedores client-side (características da aplicação voltadas para a interação com o usuário, como por exemplo, o comportamento de botões, mensagens, manipulação de dados informados pelo usuário e etc) têm desenvolvido bibliotecas que provêem novos paradigmas e melhoram paradigmas existentes para o desenvolvimento web.

 

Nota DevMan 1. Rich Internet Applications – Aplicações de Internet Rica

Aplicações de Internet Rica (da sigla em inglês RIA – Rich Internet Application) são Aplicações Web que possuem características e funcionalidades de softwares tradicionais do tipo aplicativo. RIA típicos transferem todo o processamento da interface para o navegador da Internet, porém mantém a maior parte dos dados (como por exemplo, o estado do programa, dados do banco) no servidor de aplicação.

 

RIAs normalmente:

·         Rodam em um navegador, ou não necessitam de Instalação.

·         Rodam localmente em um ambiente seguro chamado sandbox.

 

O jQuery é uma dessas bibliotecas. Comparada com outras bibliotecas que têm o foco pesado em JavaScript inteligente, jQuery visa mudar o modo como desenvolvedores web pensam sobre a criação de funcionalidades ricas em suas páginas.

Mas por que jQuery? jQuery é fortemente recomendada caso você venha gastando bastante tempo para adicionar funcionalidades dinâmicas para suas páginas ou tem achado que tem seguido constantemente um padrão para selecionar um elemento ou um grupo de elementos e dar a esses elementos algum tratamento que melhore a aparência. Com jQuery você pode esconder ou mostrar elementos (como um conteúdo), manipular efeitos em elementos através de  classes CSS e até mesmo modificar os atributos desses elementos.

Usando JavaScript, isto pode resultar em dezenas de linhas de código para cada uma das operações citadas. Os criadores do jQuery criaram a biblioteca que permite que tarefas comuns, como selecionar um conjunto de elementos e possibilitar manipular esses elementos através de métodos pré-definidos, sejam feitas de uma maneira mais simples. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo