Utilizando o Oracle SQL Developer – Migrando Banco de Dados do MySQL para o Oracle – Parte 01

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo traremos a introdução e a obtenção e instalação do Oracle SQL Developer.

Utilizando o Oracle SQL Developer – Migrando Banco de Dados do MySQL para o Oracle – Parte 01

I – Introdução

A Oracle disponibiliza, gratuitamente, uma ferramenta muito interessante para desenvolvimento e migração de dados que pode ser usada não só com seu SGBD como com outros como MySQL, ACCESS, Microsoft SQL Server e SyBase, trata-se do Oracle SQL Developer.

Essa ferramenta também é a ferramenta indicada pela Oracle para migração desses Bancos de Dados (MySQL, ACCESS , Microsoft SQL Server e Sybase) em substituição ao Oracle Migration Workbench, que continua sendo a ferramenta indicada para migração envolvendo o DB2(IBM) e Informix.

II – Obtenção e Instalação

O Oracle SQL Developer pode ser obtido diretamente no site da Oracle no endereço :  http://www.oracle.com/technology/software/products/sql/index.html, acessado em 25/09/2009, trata-se de uma ferramenta em Java que pode ser descompactada e usada imediatamente.

Como o leitor poderá notar existem as versões com e sem a JVM(Java Virtual Machine) caberá ao mesmo selecionar a versão indicada para a sua utilização, no caso estarei utilizando a Oracle SQL Developer for Windows (This zip does not include a JDK) de 74MB versão Oracle SQL Developer 1.5.5 (1.5.5.59.69),( sqldeveloper-1.5.5.59.69-no-jre.zip). Para realizar o download é necessário cadastro, gratuito, no site da Oracle, caso você não tenha cadastrado terá que realizá-lo para proceder ao download.

Após o download, basta descompactar o arquivo e executar o arquivo sqldeveloper.exe, podemos observar que ele nos permite conectar com os SGBDs Oracle e Access.

Para adicionar os outros SGBDs devemos baixar os  drives JDBC dos outros SGBDs, nesse exemplo iremos baixar do MySQL.

 

Comecemos com o download  do MySQL Connector/J, que o driver  JDBC oficial para o  MySQL em http://dev.mysql.com/downloads/connector/j/5.0.html, o arquivo possui cerca de 8MB, após descompactar o arquivo, já no SQL Developer vá ao menu Ferramentas, Preferências..


pb_09_10_09_pic01.JPG        

        

Basta adicionar a seguinte entrada a Drives JDBC de Terceiros, C:\Downloads\mysql-connector-java-5.0.8\mysql-connector-java-5.0.8/ mysql-connector-java-5.0.8-bin.jar, Feito isso a coenxão Mysql Deverá aparecer:

 

pb_09_10_09_pic02.JPG 

 

Para verificar os bancos de dados compatíveis, por favor verifiquem a documentação da Oracle, outro detalhe não usem o  último drive(MySQL driver 5.1) pois existe uma recomendação da Oracle, http://www.oracle.com/technology/software/products/sql/index.html, acessado em 07/10/2009, NOTE: Do not use the latest MySQL driver 5.1. Use the 5.0.4 drivers for MySQL. For full details, reference Oracle SQL Developer Installation Guide.

 

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?