Utilizando relatórios Crystal Reports no Visual Studio.Net 2005

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (16)  (4)

Neste artigo estarei apresentando o desenvolvimento de relatórios utilizando o Crystal Report através do Visual Studio.Net 2005.

Neste artigo estarei apresentando o desenvolvimento de relatórios utilizando o Crystal Report através do Visual Studio.Net 2005. O Crystal Reports é a mais conhecida ferramenta de geração de relatórios e através do Visual Studo.Net temos incorporados os principais recursos do Crystal Reports integrados ao ambiente de desenvolvimento .Net, facilitando o desenvolvimento de relatórios para nossos projetos, bem como a sua utilização.

Para exemplificar este artigo, será desenvolvido uma aplicação onde utilizarei um banco de dados desenvolvido no SQL SERVER Express como fonte de dados para o relatório e um projeto Windows Application usando como linguagem de codificação o Visual Basic.Net.

Para começar vamos criar um novo projeto no Visual Studio.Net 2005.

crystalreportsfig01.JPG
Figura 1 –
Criar Novo WebSite.

O segundo passo é adicionar uma nova fonte de dados ao nosso projeto que pode ser feita através do Menu Data -> Add New Data Source. Para isso vamos criar uma nova conexão.

crystalreportsfig02.JPG
Figura 2 –
Adicionando uma conexão.

Na Janela seguinte, vamos escolher a fonte de dados a partir de um database; Clique em Next. Na próxima janela clique no botão NEW CONNECTION para adicionar uma nova conexão com o banco de dados. Configure os seguintes campos:

·         Server Name: nome do servidor de banco de dados SQL SERVER;

·         Logon on the Server: logon no servidor, que poder ser Windows Authentication ou SQL Server Authentication, onde deverá ser informado um user name e um password para se conectar a base de dados.

·         Connect to database: base de dados que será conectada.

crystalreportsfig03.JPG
Figura 3 – Adicionar Conexão com o Banco de Dados.

Antes de confirmar as configuração , faça um teste na conexão para verificar se está tudo OK. Clique em OK e a conexão será criada.  Na próxima janela, selecione quais tabelas deseja inserir no dataset que deverá ser criado após a configuração do Data Source.

crystalreportsfig04.JPG
Figura 4 –
Adicionando as tabelas ao DataSet.

Ao final das configurações acima, será criado um arquivo .XSD que representa o dataset com as estruturas e relacionamentos entre as tabelas definidas no passo anterior.

crystalreportsfig05.JPG
Figura 5 –
DataSet criado após a configuração do Data Source.

Feito as etapas anteriores, estaremos começando o processo de criação do relatório. Adicione um novo item ao Projeto do tipo CrystalReport chamado de 'RelatoriosVeiculos' e será carregado automaticamente um Wizard para configurar o Relatório.

crystalreportsfig06.JPG
Figura 6 – Crystal Reports Gallery.

Selecione a opção para criar um relatório usando o Report Wizard. Na Janela seguinte, vamos configurar a fonte de dados do relatório. Vá até o diretório: ADO.Net DataSets, e adicione o dataset criado: dsVeiculos e clique em Avançar.

crystalreportsfig07.JPG
Figura 7 –
Configurando a fonte de dados para o relatório.

Na janelas seguintes, vamos definir quais os campos que serão visualizados no relatório, selecionando os campos desejados.  Clique em avançar. As janelas seguintes são janelas de configuração de agrupamento e filtros, para esse exemplo não estaremos aplicando essas configurações, sendo assim clique em AVANÇAR nas janelas seguintes. A última janela é a janela de configuração do Layout do Relatório, como estamos trabalhando apenas para exemplificar, escolhemos o relatório padrão.

Vejamos como ficou o relatório após configurado:

crystalreportsfig08.JPG
Figura 8 –
Relatório Exemplo.

Com o relatório pronto podemos trabalhar com o mesmo e mudar o layout de acordo com as necessidades, como: cor, fontes, agrupamentos, fórmulas, campos especiais e etc.

Feito a etapa anteriores, irei conectar o relatório com Crystal Report Viewer, que será o componente utilizado para visualizar o relatório no formulário. Na aba Crystal Reports da ToolBox, arraste o componente Crystal Reports Viewer para o formulário.

No Evento Load do formulário, informaremos ao controleCrystalReportViewer qual será o arquivo que ele deverá exibir, dessa forma o código do evento Load deverá ficar assim: 

       Private Sub Form1_Load(ByVal sender As Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Me.Load

        Dim rpt As New RelatoriosVeiculos 'cria um objeto rpt do tipo Relatorios Veiculos

        Dim ds As New dsVeiculos 'data set do tipo dsVeiculos

 

        Dim adapter As New SqlDataAdapter("Select * FROM VEI_VEICULOS", My.Settings.Six_05_10ConnectionString) 'objeto adapter usado para preencher o dataset

 

        adapter.Fill(ds, "VEI_VEICULOS") 'preenche o dataset

 

        rpt.SetDataSource(ds) 'altera o datasource do relatorio para o dsVeiculos que está preenchido

 

        CrystalReportViewer1.ReportSource = rpt 'informa o relatorio que será carregado pelo crystal report viewer

End Sub

É hora de testar a solução, compile e execute o projeto. Se tudo ocorrer certo, teremos o seguinte resultado:

crystalreportsfig09.JPG
Figura 9 –
Visualização do Relatório.

Chegamos ao final do artigo, onde vimos o quão fácil é desenvolver relatórios Crystal Reports utilizando a IDE de Desenvolvimento Visual Studio.Net 2005.

Até o próximo,

Regilan Meira Silva

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?