Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo:

O artigo apresenta a utilização de sensores a partir de dispositivos móveis, em especial, aparelhos celulares e smartphones. Para testar a tecnologia foi utilizada a linguagem Java ME em conjunto com a IDE Netbeans, sendo utilizada a JSR-256 para acessar os sensores. A discussão deste tema ajudará aos desenvolvedores que já conhecem um pouco da tecnologia Java ME e desejam aprimorar seus conhecimentos aplicando esta tecnologia ao trabalho com sensores. Também é útil para estudantes e programadores que desejam adquirir novos conhecimento referentes a sensores.

Em que situação o tema é útil:

No desenvolvimento de aplicações para celular que fazem uso de sensores, podendo ser aplicações utilitárias, como a sugerida pelo aplicativo, ou ainda aplicações comerciais ou jogos, os quais podem ser controlados pelo movimento dos celulares.

Resumo DevMan

Todos os dias são lançados novos celulares no mercado com novos recursos que devem ser explorados pelos desenvolvedores, um exemplo são os sensores. A tecnologia de desenvolvimento de aplicações móveis - Java ME - dá um suporte muito interessante para utilização de sensores, através do Mobile Sensor API. Este artigo apresentará sua utilização em uma aplicação simples e útil - o desenvolvimento de um pedômetro, que permite contar os passos de uma pessoa enquanto esta caminha/corre. É possível verificar ao final do artigo que trabalhar com sensores na plataforma Java ME é simples, podendo ser utilizado por programadores iniciantes e avançados.

Autores: Robison Cris Brito, Ricardo Ogliari e Andrei Carniel

Os celulares estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. A prova disso é que dificilmente encontramos alguém, mesmo que possua um poder aquisitivo mais limitado, sem um aparelho celular mesmo que simples. Em contrapartida, existem pessoas com dois ou mais aparelhos, cada um com recursos e características específicas, o que faz aumentar consideravelmente a média de aparelho celular por habitante.

Inicialmente o celular surgiu com o propósito de fazer ligações e comunicação entre grandes distâncias, porém, ao longo de sua evolução foi ganhando maior espaço na vida das pessoas e mais funcionalidades, uma dessas funcionalidades é o Mobile Sensor, que são pequenos sensores integrados aos aparelhos celulares.

Existem diversos tipos de sensores, por exemplo: luminosidade, bateria, movimento, transmissão de dados, etc., sendo que de todos estes, com certeza, hoje o sensor mais utilizado nos programas, principalmente os jogos, são os sensores de movimento.

Um sensor é um dispositivo que responde a um estímulo físico de maneira específica e mensurável.

Alguns sensores respondem com sinal elétrico a um estímulo, isto é, convertem a energia recebida em um sinal elétrico. Nesse caso, podem ser chamados de transdutores. O transdutor converte um tipo de energia em outro. É geralmente composto por um elemento sensor e uma parte que converte a energia proveniente dele em sinal elétrico. O conjunto formado por um transdutor, um condicionador de sinal (amplificador) e um indicador é chamado de sistema de medição.

Entre outras aplicações, os sensores são largamente usados na medicina, indústria e robótica. Como o sinal é uma forma de energia, os sensores podem ser classificados de acordo com o tipo de energia que detectam. Por exemplo:

· sensores de luz;

· sensores de som;

· sensores de temperatura;

· sensores de calor;

· sensores de radiação;

· sensores de pressão;

· sensores de movimento;

· sensores de orientação;

· sensores mecânicos;

· sensores de proximidade;

· sensores de distância.

Os sensores de movimento podem ser divididos em sensor de rotação e aceleração. Por exemplo, utilizando o sensor de rotação, tem-se acesso a algumas informações sobre o celular, como saber a posição em que ele se encontra (vertical ou horizontal) e a quantia que este está inclinado, tem-se também a direção que o celular está se movimentando com sua respectiva intensidade. Um exemplo de utilização de sensor de rotação é apresentado na Figura 1.

Figura 1. Exemplo típico de utilização do sensor de rotação, onde o conteúdo do display é adaptado de acordo com a posição do celular: vertical e horizonta.

Já com os sensores de aceleração, é possível identificar o movimento do celular, assim como a direção do movimento, o sentido e a velocidade deste. O valor desta aceleração pode ser positivo ou negativo, e é dividido em três valores: movimentos no eixo x, y e z. Na Figura 2 tem-se um exemplo de utilização do sensor de aceleração.

Figura 2. Apresentação de um jogo de boliche, onde a bola é aremessada de acordo com os padrões de movimento do jogador.

Porém, o que poucas pessoas sabem é que existem vários outros tipos de aplicações para celular, que não jogos, que fazem uso dos sensores de movimento, como por exemplo, os pedômetros, que a partir do movimento do celular no bolso ou na mão de uma pessoa que caminha ou corre, é capaz de contar os passos e a partir de valores aproximados do tamanho de um passo, calcula velocidade e distância percorrida. Ou ainda aplicações que utilizam o movimento do celular para calcular ângulos (substituindo os transferidores), aplicações que passam músicas ou fotos com o movimento do celular, entre outras.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo