Caros amigos,

Conforme combinado no post Desenvolvendo um Formulário de Contato hoje estaremos validando os nossos campos do formulário. Assim evitaremos que o usuário encaminhe mensagens com algum campo vazio e também vamos determinar que no campo Email seja aceito o email no formato correto.

Utilizando o formulário desenvolvido no post anterior vamos às validações!

Na Toolbox vá na aba Validation, nela encontraremos os componentes para a validação.

Vamos começar pelo campo Nome. Para ele vamos utilizar o componente “RequiredFieldValidator” assim o campo Nome se tornará obrigatório.

Agora vamos fazer algumas alterações na propriedade do componente.Vá em ErrorMessage e defina a mensagem para o usuário. Algo como: “Este campo deve é obrigatório.” Agora em Text preencha com um asterisco (*).  Em ControlToValidate você deve definir qual textBox ele irá validar, que neste caso é o txtNome. Você também pode alterar a opção Display para Dynamic, assim as mensagens de validação não irão interferir em nosso layout. Lembro que estas alterações devem ser feitas em todos os campos.


Já para o campo Email será utilizado o “RegularExpressionValidator” e um “RequiredFieldValidator” . Na propriedade do RegularExpressionValidator clique na opção “ValidationExpression” e selecione “Internet e-mail address” e de Ok.


No campo Mensagem utilize um “RequiredFieldValidator” como fizemos para o campo Nome.

Eu particularmente não gosto que as mensagens de validação sejam exibidas ao lado de cada textbox. Prefiro que fiquem centralizadas na tela para melhor visualização do usuário. Vamos lá então...

Adicione na última linha do formulário um “ValidationSummary”. Em sua propriedade coloque false para ShowSummary e true para ShowMessageBox. Assim as mensagem que definidos para o usuário serão exibidas de uma única vez.

Se alguém tiver dúvidas fico a disposição no email.

Abraços!