VALIDANDO DADOS EM UM GRIDVIEW

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (1)

Com certeza ao desenvolver, seja para web ou seja para Winforms, você já se deparou com o fato de ter que validar um ou muitos campos em sua aplicação. Para facilitar sua vida o Visual Studio.NET traz ferramentas específicas para tal tarefa. neste artigo vou mostrar uma situação real de validação.

Saudações a todos os usuários do Portal DevMedia.

Neste artigo vou mostrar uma forma simples e muito útil de validar dados, quando na edição de um Gridview.

Para iniciarmos nosso trabalho, abra o VS 2005 e crie um novo Website, não se preocupe com a linguagem de programação usada, tal tarefa não exigira codificação alguma.

Em seguida insira em sua página um controle Gridview e um SqlDataSource (Estou usando o SQL Server 2005) e configure o SqlDataSource para exibir alguns campos no Gridview. Não esqueça de clicar no botão Advanced e marque a opção Generate INSERT, UPDATE and DELETE statements para que seja criado as intruções SQL referente a cada comando figura 1.

figura_1.jpg

 

Após estes passos, vincule o Gridview com o SqlDataSource e faça as configurações de cores e tamanho a seu gosto e usando a smartag do Gridview habilite a opção Enable Editing, veja na figura 2 como formatei meu Gridview.

figura_02.gif

 

Como você pode notar não precisamos de nenhum código pra chegar até este ponto deste artigo. Agora vamos à parte que interessa! A validação dos campos quando em modo de edição.

Bem, imaginamos que ao editar algum registro deste Gridview um usuário deixe em branco o campo Nome por exemplo, obviamente devemos informá-lo que o mesmo não pode ser nulo. Uma forma muito fácil de fazer isso é convertendo esse campo em um Template Field, desta forma poderemos validar este campo usando os controles de validação do VS 2005.

Clique na Smartag do Gridview, em seguida clique em Edit Columns...

Selecione o campo Nome e clique no link Convert this Field into a TemplateField, figura 3.

 

figura_03.gif

 

Clique em OK para voltar ao VS 2005.

Clique com o botão direito do mouse sobre o Gridview e selecione Edit Template à Column[2] – Nome (no meu exemplo) figura 4.

figura_04.gif

 

No modo de edição do TemplateField, adicione ao EditItem Template um controle RequiredFieldValidator e um ValidationSummary como mostra a figura 5.

figura_05.gif

 

Configure o RequiredFieldValidator como as seguintes propriedades:

Estas propriedades não vou explicar detalhadamente porque acredito que você já as conheça.

figura_06.gif

 

Em seguida no ValidationSummary ajuste as propriedades com segue na figura 7.

figura_07.gif

 

Estas propriedades configuram para que seja exibido um alert com a mensagem de erro.

 

Para finalizar clique com o botão direito do mouse sobre o formulário de configuração do TemplanteField e clique em End Template Editing figura 8.

figura_08.gif

 

Agora execute sua aplicação e tente atualizar um registro deixando o campo em branco, veja meu exemplo:

figura_09.gif

 

Note que ao clicar no botão OK o Textbox1 recebe o foco!

Vale lembrar que esse tipo de validação pode ser aplicado também ao controle DetailsView o qual permite ainda, Inserir dados!

Bem, eu fico por aqui. Espero que tenham apreciado esse artigo e que o mesmo seja útil a todos, até uma próxima!

 

Conclusão

Podemos observar, com este artigo que o processo de validação de campos e segurança, fica ainda mais fácil com o VS 2005. Sem qualquer linha de código podemos evitar possíveis erros causados por falha de digitação ou usuários mal “intencionados”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?