Vamos aprender a usar o ActionManager

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (3)  (0)

Deixe seus Menus com a aparência dos menus do Office XP ou Delphi 7 e reaproveite os códigos para ToolBar com ActionManager, aprenda a usar esse componente agora mesmo.

Perivaldo Martins

Olá pessoal! Estamos aqui novamente para demonstrar uma técnica que sempre foi e acredito ainda ser bastante utilizada por desenvolvedores para centralizar seus códigos de Menus e ToolBars, veremos como utilizar o ActionManager e deixar nossos menus com o estilo do Office XP ou do Delphi 7. Tenho alguns e-mails em minha caixa com perguntas sobre esse componente, com isso tentaremos ajudar aos iniciantes e aos que nunca fizeram uso do mesmo a entendê-lo e usá-lo em suas aplicações. Agora vamos deixar de papo e pôr a mão na massa.

Criando uma nova aplicação Delphi.

 

Partindo do ponto em que você deve está inicializando o Delphi agora vamos usar esse projeto, mas se você já estava utilizando o Delphi com outro Projeto devemos salvá-lo caso seja necessário e criar uma nova aplicação Delphi, iremos então ao conhecido menu File è New è Application.

 

Pronto já estamos com nosso projeto aberto agora vamos para a paleta Additional para inserirmos no projeto os seguintes componentes:

·         TActionManager - (Additional)

·         TActionMainMenuBar - (Additional)

·         TActionToolBar - (Additional)

·         TImageList - (Win32)

 

Com esses componentes em nosso Form Principal, vamos começar a configurá-los. Clique em ActionManager1 (supondo que você não alterou o nome padrão do componentes), depois clique na propriedade ActionBars do Object Inspector, adicione imagens ao ImageList a seu critério.

 

ActionMan01.jpg

Figura 01 – Componentes Posicionados no nosso Form.

 

Vejam na figura 01 o formulário já em tempo de projeto, agora vamos continuar, após clicarmos em TActionBars nos será aberta uma nova janela com o título Editing ActionManager1.ActionBars, clicaremos na opção Add New ou simplesmente teclaremos (insert) para adicionarmos um ActionBarItem e em sua propriedade ActionBar selecionaremos ActionMainMenuBar, clicaremos na propriedade Items para adicionarmos os nossos menus, faremos isso para quantas opções de menu forem necessárias, no nosso exemplo usaremos apenas Arquivos, Movimento e Relatórios, por tanto 03 (três) itens. Preencheremos a propriedade caption de cada um deles como mostra a figura 02 abaixo.

 

ActionMan02.jpg

Figura 02 – Propriedades que serão utilizadas nessa etapa, Caption e Items (TActionClients).

 

Para Arquivo adicionaremos os items(Cadastro de Bancos, Cadastro de Fornecedores e Sair), em Movimento adicionaremos (Conciliação Bancária) e em Relatórios iremos adicionar(Banco e Fornecedores), se você não quiser nomeá-los agora não precisa pois poderá fazer isso na nossa próxima etapa, apenas adicione os items.

 

Clique duas vezes em ActionManager1 e lhe será exibida uma tela semelhante a esta.

ActionM03.jpg

Figura 03 – Actions que iremos definir e inserir nossos códigos.

 

Aqui nós podemos definir o Caption do menu bem como um nome para a Action, poderemos indicar também uma imagem para ser associada a nossa Action, basta para isso adicionarmos um ImageList ao nosso projeto, agora  depois de nomearmos nossas Actions e indicarmos o Caption daremos um duplo clique em cada uma para irmos para o Code Editor, mas precisamente para OnExecute, lugar este onde nosso código será escrito. Veja um exemplo na listagem 1:

 

Listagem 1. – Código do OnExecute que será executado por nossa Action.

procedure TForm1.AcBancoExecute(Sender: TObject);

begin

   frmBanco := TfrmBanco.Create(Self);

   frmBanco.ShowModal;

end;

end.

Faremos o mesmo processo para cada uma das Actions criadas, informando os códigos devidos, logo após retornaremos para Editing ActionManager1.Items de Arquivos e dos demais menus para adicionarmos as Actions.

 ActionM04.jpg

Figura 04 – Definindo uma ação para nosso menu Cadastro de Bancos.

Pronto após fazermos isso para todas as opções do menu, poderemos ir também na propriedade ActionsBars do ActionManager1 e adicionarmos mais um ActionBar para ActionToolBar1, depois clicamos em Items e adicionamos os items e nossas Actions que os botões serão mostrados na barra do ToolBar, você pode ainda editar o Caption do Botões bem como deixá-los apenas com as imagens (desde que você tenha inserido um ImageList).

Se depois de tudo pronto seu menu não aparecer, vá em ActionManager propriedade Style que já vem setada como padrão XP Style e mude para Standar e depois retorne para XP Style, não sei porque mas isso já aconteceu comigo algumas vezes. 

Conclusões

Pessoal este é um mini artigo sobre o uso do ActionManager, não entramos em maiores detalhes visto que vocês exploraram esses componentes ao máximo, mas poderemos fazê-lo caso tenha ficado alguma dúvida ou dificuldade em montar um projeto demo, espero que vocês tirem um bom proveito deste componente..

 

Um forte abraço a todos e até a próxima.

 

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?